O tenista catarinense Gustavo Kuerten se isolou ainda mais na liderança do ranking de entrada da Associação dos Tenmistas Profissionais ao vencer o sueco Andreas Vinciguerra por 2 sets a zero e garantir presença na final do Torneio Aberto de Roma. O brasileiro fará a final contra o espanhol Juan Carlos Ferrero a partir das 9 horas (horário de Brasília).
Guga soube como deixar o jogo tranqüilo para ele pois quebrou o saque do sueco logo no início da partida, pulando na frente. No final, controlando o jogo quando precisava e forçando quando sentia segurança, Kuerten terminou o primeiro set com 6 a 2, com sobras.
No segundo set, Guga foi mais cauteloso e trocou bolas com o sueco que tentava se segurar na partida. O brasileiro tinha o domínio dos pontos e jogava com desenvoltura e tranqüilidade. Ao final, um clássico 6/4 que deixa o brasileiro ainda mais folgado como primeiro colocado no ranking de entradas.
As novas posições no ranking de entradas deverá ser divulgado na segunda-feira, pela ATP, mas com o resultado de Roma, mesmo que venha a perder na final, Guga já estará mais uma semana em primeiro e com uma vantagem mais larga para o russo Marat Safin, que deverá ficar com quase mil pontos atrás de Guga.
Na Corrida dos Campeões, que é o ranking dos torneios disputados só neste ano, Guga deve manter o segundo lugar, ficando ainda mais perto do líder, o norte-americano Andre Agassi.
O espanhol Juan Carlos Ferrero, que será o adversário de Guga na final em Roma, está em nono no ranking e deverá ganhar uma ou duas posições com o seu desempenho na Itália. Ele também é especialista no saibro e vem mostrando um bom desempenho nesta temporada, estando em quarto lugar na Corrida dos Campeões (ranking só dos torneios deste ano), podendo pular para terceiro. Na semifinal, passou pelo equatoriano Nicolas Lapenti (41 no ranking).
O ranking de entradas leva em consideração todos os torneios disputados nas últimas 52 semanas, e o ranking do jogador é considerado pelo seu melhor desempenho em 18 torneios neste período. Chama-se ranking de entradas porque é ele que determina quais jogadores têm direito a disputar um campeonato (daí o termo "entradas") e para designar os cabeças-de-chave desses torneios.