A Série C do Campeonato Brasileiro conheceu seu primeiro rebaixado neste domingo, quando foram disputados sete jogos. Time de pior campanha, o Guaratinguetá perdeu pela 14ª vez em 16 partidas e teve sua queda decretada. Quem caminha para o mesmo destino é a Portuguesa, derrotada em pleno Canindé, e com situação delicada. No Grupo A, a briga pelas vagas na próxima fase esquentou e embolou de vez.
O Guaratinguetá é o primeiro rebaixado à quarta divisão. Nesta manhã, o time do Vale do Paraíba perdeu para o Macaé, por 3 a 0, no Frederico Dalmaso, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, e teve a queda decretada. Os paulistas estão na lanterna do Grupo B com quatro pontos, 11 atrás do próprio Macaé, primeiro fora da degola.
A vitória do time carioca também complicou a vida da Portuguesa. No Canindé, em São Paulo, a Lusa perdeu para o Boa por 2 a 0 e seguiu na zona de rebaixamento, com 11 pontos. Os paulistanos precisam de um pequeno milagre para evitar a queda. Os mineiros, por outro lado, seguem firmes no G4, com 29 pontos, na vice-liderança.
Ainda pela mesma chave, Ypiranga e Mogi Mirim ficaram no empate sem gols em Erechim. Os gaúchos estão em terceiro lugar com 26 pontos, quatro na frente do Mogi, sétimo.
Pelo Grupo B, a briga pelas quatro vagas na próxima fase foi o principal atrativo. Dos quatro times que começaram a rodada dentro do G4, apenas o Botafogo-PB saiu de campo com a vitória. No Almeidão, em João Pessoa, o time paraibano sofreu, mas derrotou o Confiança por 2 a 1, com gol aos 49 do segundo tempo. O resultado levou a equipe à vice-liderança, com 26 pontos, empatado em pontos com o Fortaleza, que ficou no 1 a 1 com o ASA, outro concorrente direto, no Coaracy da Matta, em Arapiraca. Empatados em dois critérios de desempate, os cearenses levam vantagem no número de gols marcados (22 a 16).
O ASA é o quinto colocado, com 24 pontos, empatado com o Remo. O time paraense tinha a chance de terminar na liderança da chave, mas ficou no empate com o Salgueiro, por 1 a 1, no Mangueirão, e terminou a rodada em quarto, ainda dentro do G4 pelo melhor saldo de gols (4 a 1).
Na luta contra a degola, o Cuiabá conseguiu escapar de vez ao derrotar o América-RN, por 1 a 0, na Arena das Dunas, em Natal. Os matogrossenses chegaram aos 20 pontos, assumindo o sexto lugar. Os potiguares estão logo abaixo, com 19. Confiança e River formam a zona de rebaixamento, com 16 a 12 pontos, respectivamente. O Salgueiro é o primeiro fora, com 18.
Nesta segunda-feira, duas partidas encerram a 16ª rodada. Guarani e Botafogo fazem clássico regional em Ribeirão Preto, enquanto o ABC tenta assumir a liderança do Grupo A contra o River.
Confira os jogos da 16ª rodada:
Guaratinguetá 0 x 3 Macaé
Portuguesa 0 x 2 Boa Esporte
Ypiranga 0 x 0 Mogi Mirim
Fortaleza 1 x 1 ASA
Botafogo-PB 2 x 1 Confiança
América-RN 0 x 1 Cuiabá
Remo 1 x 1 Salgueiro