A 37ª e penúltima rodada da Série B do Brasileiro definiu neste sábado os outros três clubes que irão disputar a divisão de elite em 2010. Além do Vasco, que já tinha se garantido anteriormente, Ceará, Guarani e Atlético-GO confirmaram o acesso. Enquanto isso, o Fortaleza se juntou ao Campinense e ao ABC no grupo dos rebaixados.
Beneficiados pela surpreendente derrota do Figueirense para o Duque de Caxias, por 2 a 1, em Florianópolis, Guarani, Ceará e Atlético-GO garantiram o acesso com uma rodada de antecedência. Já o Fortaleza acabou perdendo em casa para o São Caetano, por 2 a 1, e não tem mais chances de escapar do rebaixamento para a Série C de 2010.
Assim, a principal definição que ficou para a última rodada da Série B do Brasileiro, marcada para o dia 28 de novembro, será o quarto time a ser rebaixado - por enquanto, ABC, Campinense e Fortaleza já caíram. Brasiliense, América-RN, Ipatinga e Juventude estão na disputa para ver quem fica com essa indesejada vaga.
Na rodada deste sábado, o Ceará garantiu o acesso ao ganhar da Ponte Preta, por 2 a 1, em Campinas. Assim, chegou aos 67 pontos e assumiu a vice-liderança do campeonato. Para tanto, o time cearense também contou com o tropeço do Guarani, que perdeu para o Bahia por 2 a 0, em Salvador, e ficou com 66 pontos, agora em terceiro.
Mesmo com a derrota, o Guarani confirmou o acesso. Já o Bahia se livrou completamente da ameaça de rebaixamento após vencer neste sábado. Outro que comemorou bastante foi o Atlético-GO. Mesmo jogando em Caxias do Sul, o time goiano derrotou o Juventude por 3 a 1 e chegou aos 65 pontos, com o quarto lugar garantido.
Enquanto isso, o Vasco apenas cumpriu tabela neste sábado. Com o acesso e o título da Série B já garantidos, o time carioca recebeu a Portuguesa no Maracanã e acabou perdendo por 1 a 0. Mesmo com a derrota em casa, a torcida vascaína fez muita festa no estádio, pois o troféu de campeão foi entregue após a partida.