Uma greve marcada para acontecer no próximo final de semana - entre os dias 16 e 18 de abril - coloca em risco a 33ª rodada e também o andamento do Campeonato Espanhol. Na tarde desta sexta-feira (9), a Associação de Jogadores de Futebol da Espanha (AFE, em espanhol) fez o anúncio cumprindo o requisito imposto e enviou documentação avisando o Ministério do Trabalho quanto à greve com cinco dias de antecedência.
A informação é de que o movimento serve para exigir o cumprimento de acordos econômicos por parte dos clubes, reivindicando entre outras coisa o pagamento das dívidas da Segunda Divisão referentes à temporada passada; o cumprimento das garantias econômicas dos clubes declarados em situação de intervenção na administração, a ampliação da cobertura do fundo de garantia salarial para a Segunda Divisão e a criação de um para a divisão inferior.
Uma reunião na segunda-feira, com a participação do Governo, Liga de Futebol Profissional e Federação Espanhola de Futebol, tentará um acordo para evitar a paralisação.