O Grêmio entra em campo com vantagem e com o time completo para enfrentar o Internacional neste domingo, às 16 horas, no Estádio Olímpico, na decisão do Campeonato Gaúcho. Como venceu o primeiro clássico por 2 a 0, no domingo passado, no Beira-Rio, o time gremista pode perder por até um gol de diferença para ficar com o título.
Mesmo que tudo pareça fácil, os gremistas tratam de manter a concentração. O volante Adilson avisou que o time está vacinado contra o favoritismo que o adversário tenta lhe atribuir e que vai manter a mesma determinação dos últimos jogos. Mas o fato é que o momento do Grêmio é bem melhor antes da decisão do título gaúcho.
Além de jogar em casa e de ter a vantagem no confronto, o Grêmio vem de vitória sobre o Fluminense, na última quinta-feira, no Rio, pelas quartas de final da Copa do Brasil. E ainda conta com o time completo, porque o zagueiro Mário Fernandes se recuperou das dores nos ombros e está escalado para o Gre-Nal decisivo deste domingo.
Para o Internacional, que não conta com cinco titulares neste domingo, a situação é diferente. Além de precisar reverter a vantagem gremista em pleno Estádio Olímpico, o time ainda se preocupa com a Libertadores. Afinal, perdeu para o Banfield por 3 a 1, na última quarta-feira, na Argentina, e faz o jogo de volta na quinta.
O desafio do Inter é conquistar duas vitórias épicas ou mergulhar numa crise. Se o time naufragar, dificilmente o técnico Jorge Fossati seguirá no Beira-Rio. No Gre-Nal, serão cinco desfalques: o volante Guiñazu está suspenso, enquanto o lateral Nei, do zagueiro Sorondo, o meia D''Alessandro e o atacante Alecsandro devem ser poupados.