O Criciúma foi a Porto Alegre e calou a torcida local. Mesmo atuando na casa do adversário, o time catarinense derrotou o Grêmio por 2 a 1, nesta quarta-feira, e manteve vivo o sonho de escapar do rebaixamento. Por outro lado, o time gaúcho sofreu mais um golpe na briga pelo título. Melhor para o Cruzeiro, que tem chance de disparar ainda mais na ponta da tabela.
Com a vitória desta quarta, o time catarinense conseguiu três preciosos pontos, mas ainda permanece na zona de rebaixamento, na 17.ª posição, com 29 pontos, um atrás do São Paulo, que hoje permaneceria na Série A. Na próxima rodada, o Criciúma terá pela frente o Vasco, domingo, no Heriberto Hulse.
Por outro lado, o Grêmio estacionou nos 48 pontos, na segunda colocação. A distância para o líder Cruzeiro é de 11 pontos e pode aumentar ainda nesta quarta, quando os mineiros pegam o São Paulo, em casa. No sábado, a equipe gaúcha volta a campo para enfrentar o Fluminense, no Maracanã.
Apesar de o Grêmio ter dominado o jogo nos 20 minutos iniciais do primeiro tempo, o Criciúma saiu na frente aproveitando a única jogada contra a meta dos gaúchos nesta etapa da partida. Quem abriu o marcador foi Wellington Paulista, aos 35 minutos, desviando de cabeça uma bola colocada na área por Ricardinho em cobrança de falta. O Grêmio arrefeceu, conseguindo apenas uma conclusão nos dez minutos que restaram.
O técnico Renato Gaúcho não fez modificações para o segundo tempo e o time da casa voltou atacando com força. Argel Fucks, pelo lado do Criciúma, aumentou a defesa colocando Moraes no lugar de Daniel Carvalho, para garantir o resultado.
Aos nove minutos, João Vitor cometeu falta em Maxi Rodrigues recebendo cartão amarelo. Aos 11 minutos, o próprio Maxi Rodrigues driblou três adversários e colocou no canto direito de Gallato, empatando a partida.
Aos 23 minutos do segundo tempo, Renato substituiu Zé Roberto por Paulinho tornando o time mais ofensivo. Aos 30 minutos Portaluppi trocou Maxi Rodrigues por Jean Deretti. No Criciúma, Marcel entrou no lugar de Wellington Paulista aos 35 minutos. No Grêmio, aos 40 minutos entrou Lucas Coelho no lugar de Elano.
Quando o Grêmio era todo ataque, o Criciúma chegou ao gol que calou de vez a torcida. Aos 44 minutos, Serginho, de cabeça, marcou o gol da vitória depois de uma cobrança de escanteio feita por Ricardinho.