O Grêmio venceu o Avaí por 3 a 1 nesta quarta-feira, no Olímpico, e manteve suas esperanças de ainda terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro classificados para a Copa Libertadores do ano que vem. O clube gaúcho está com 47 pontos, enquanto o catarinense parou nos 44 e vai se contentando com uma vaga na Sul-Americana.
Curiosamente, o Grêmio passou maus bocados no início da partida, quanto tinha 11 jogadores, e chegou a ter vantagem folgada no segundo tempo, quando já não contava com Fábio Rochemback, expulso por carrinho violento em Léo Gago, aos 32 minutos do primeiro tempo.
No começo do jogo o Avaí rondou a área gremista diversas vezes e poderia ter saído à frente no placar se Luís Ricardo, uma vez, e sobretudo Leonardo, por três vezes, não tivessem errado a pontaria.
Nervoso e pressionado pela torcida, o Grêmio errava passes e não conseguia chegar ao ataque. A situação só mudou aos 30 minutos, quando Perea foi derrubado por Eduardo Martini. Tcheco cobrou o pênalti e abriu o placar.
O Avaí voltou do intervalo disposto a empatar e partiu para o ataque. O Grêmio recuou, dando pouco espaço em seu campo, e soube explorar os momentos em que a defesa adversária estava aberta. Em dois contra-ataques, aos 15 e aos 17 minutos, chegou aos 3 a 0.
No primeiro, Souza lançou Adílson, que passou para Maxi López marcar. No segundo, Douglas Costa avançou rapidamente e cruzou para Souza, que venceu Eduardo Martini e desviou a bola para as redes. O Avaí descontou aos 31 minutos. Após cobrança de escanteio, Emerson, livre, desviou bola chutada por Léo Gago.
Agora, ambas as equipes enfrentam adversários que figuram na parte de baixo da tabela pela 33.ª rodada do Brasileirão. O primeiro a entrar em campo é o Avaí, no sábado, quando recebe o Atlético-PR na Ressacada. Já o Grêmio vai até o ABC paulista encarar o ameaçado Santo André.