Na estreia do técnico Dorival Júnior, o Atlético-MG mais uma vez decepcionou sua torcida ao perder para o Grêmio por 2 a 1 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro sofreu sua quarta derrota consecutiva, a sétima como mandante e a 16ª na competição. Com apenas 21 pontos, terminou a rodada em penúltimo lugar na tabela. O Grêmio, por sua vez, chegou aos 33 pontos e assumiu a 10ª posição, superando o Guarani no saldo de gols.
O novo treinador comandou o Atlético-MG da beira do gramado 24 horas depois de acertar com a diretoria alvinegra um contrato até o fim de 2011. Dorival manteve a base do time que vinha sendo escalado por Vanderlei Luxemburgo, mas ousou ao barrar o experiente goleiro Fábio Costa - muito criticado pelos torcedores - e dar a primeira oportunidade no time profissional ao jovem Renan Ribeiro, de 20 anos. Por opção do novo técnico, Fábio Costa, que estava concentrado para a partida, foi cortado e Aranha ficou no banco de reservas.
Antes da partida, Dorival assumiu o a responsabilidade pelos resultados do time e mandou um recado para os jogadores: "Ultimamente o elenco estava tendo muita reunião. Agora é a prática, é resolver dentro de campo". Mas logo após a saída de bola, o técnico atleticano pôde testemunhar a fragilidade defensiva da equipe, dona da pior defesa do campeonato.
Com 15 minutos de jogo, o time de Porto Alegre já vencia por 2 a 0.
No primeiro lance da partida, Renan mostrou serviço ao fazer bela defesa em um chute forte do atacante André Lima. Mas, no rebote, o artilheiro Jonas marcou seu 13º gol no Brasileirão, logo no primeiro minuto.
O Atlético até ensaiou uma reação, mas continuou abusando dos erros no setor defensivo. Aos 15 minutos, o lateral-direito Gabriel tabelou com o meia Douglas e tocou na saída de Renan: Grêmio 2 a 0.
Diante de uma defesa completamente "grogue", o time do técnico Renato Gaúcho ainda desperdiçou chances para ampliar. Porém, depois de muito insistir, a equipe mineira conseguiu diminuir aos 30 minutos. O atacante Diego Tardelli, em jogada individual, precisou concluir duas vezes para superar o goleiro Victor.
Com defesas seguras, o camisa 1 do Grêmio frustrou as melhores investidas atleticanas. O time da casa pressionou no segundo tempo, mas não conseguiu chegar ao empate. "Felizmente hoje conseguimos segurar aqui atrás", comemorou Victor, destaque do jogo. "Não sei o que acontecendo. O time está jogando bem, mas sofre gol no começo e desestabiliza, o emocional vai para baixo", lamentou o lateral atleticano Leandro.
FICHA TÉCNICA:
Atlético-MG 1 x 2 Grêmio
Atlético-MG - Renan Ribeiro; Rafael Cruz (Diego Macedo), Werley, Rever e Leandro; Zé Luís, Serginho, Ricardinho (Eron) e Daniel Carvalho; Diego Tardelli (Neto Berola) e Obina. Técnico - Dorival Júnior.
Grêmio - Victor; Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Adílson (Neuton), Fábio Rochemback, Fernando e Douglas; Jonas e André Lima (Maylson). Técnico - Renato Gaúcho.
Gols - Jonas, a um minuto, Gabriel, aos 15, e Diego Tardelli, aos 30 minutos do 1º tempo.
Árbitro - Arilson Bispo da Anunciação.
Cartões amarelos - Gabriel, Fábio Santos, Neuton, Rafael Marques, Fernando, Serginho.
Público - 12.262 pagantes.
Renda - R$ 57.060,00.
Local - Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).