O Grêmio não disputa mais posições na classificação do Brasileirão, mas terá de jogar como nunca - para defender os interesses do Inter, do Palmeiras e do São Paulo - contra o Flamengo, neste domingo (6), às 17 horas, no Maracanã. O problema é que o clube gaúcho não parece muito interessado em ajudar ninguém: terá apenas quatro jogadores considerados titulares no jogo que vale como uma final de campeonato.
Depois de muito mistério durante a semana, o Grêmio anunciou no sábado a delegação para o jogo do Rio sem sete jogadores considerados titulares. Os zagueiros Réver e Rafael Marques, ambos contundidos, o volante Fábio Rochemback, suspenso, e o meia Tcheco, que não renovou contrato, já eram ausências garantidas. Mas o goleiro Victor, o meia Souza e o atacante Máxi Lopez também não viajaram com o grupo.
Máxi Lopez chegou a sofrer uma lesão no treino de sexta-feira, mas Victor e Souza foram poupados da partida apenas por decisão da diretoria gremista. Assim, dos jogadores que foram titulares nesta reta final de campeonato, jogam neste domingo somente os laterais Mário Fernandes e Fábio Santos, o volante Adilson e o atacante Douglas Costa.
Se o Grêmio empatar ou vencer neste domingo, conterá o líder Flamengo e deixará caminho aberto para ele ser ultrapassado pelos outros concorrentes ao título - inclusive o seu eterno rival Inter. Se perder com falhas, será colocado sob suspeita de favorecimento ao clube carioca.
O goleiro Victor foi preservado, por ser da seleção brasileira e jogar em posição muito vulnerável. Se fechasse o gol, correria o risco de ser criticado pela torcida do Grêmio. Em caso de falha, poderia passar a ser questionado pelos adversários. O meia Souza também ficou de fora por ter dado e desmentido declarações polêmicas durante a semana.
Inicialmente, Souza falou em fazer o que a torcida gremista pedia, mas depois ressalvou que há limites para tudo e garantiu que, entrando em campo, lutaria pela vitória. Diante das circunstâncias, ele foi poupado pela diretoria, deixando o técnico interino Marcelo Rospide com ainda menos opção para montar o time misto que jogará no Maracanã.