Os dirigentes do Grêmio estão confiantes em manter o atacante Eduardo Vargas no clube até o final deste ano. O empréstimo do chileno tem uma cláusula em que o Napoli pode pedir o retorno de seu jogador após o final da Libertadores. A tendência é que o companheiro de Barcos no ataque fique, porém. Em paralelo a esta questão, o clube gaúcho analisa a possibilidade de adquirir o argentino Facundo Bertoglio.
As situações caminham quase juntas. Ainda é cedo, mas o planejamento para a temporada não pode ser desfeito. Se o Napoli exigir o retorno de Vargas, previsto em contrato, o clube pede seu atacante titular e uma alternativa de velocidade. Característica mais marcante em Bertoglio - há também Welliton, emprestado até o final do ano, como alternativa.
O Grêmio vive uma situação financeira delicada. Fez um grande investimento neste início da temporada, com diversas contratações de peso. Agora, trabalha para enxugar a folha salarial. Os casos de Marcelo Moreno e até mesmo do argentino estão enquadrados nesta realidade financeira. Bertoglio tem um valor estipulado pelo Dínamo de Kiev de mais de R$ 10 milhões e um terceiro empréstimo está fora de cogitação. Seu contrato com os ucranianos vai até 2015.
- Ainda é cedo para falar. Mas estamos avaliando a situação do Bertoglio. É um jogador que requer um investimento alto, e não adianta fazermos este investimento e ele não jogar. Temos que analisar a situação custo-benefício para o clube. Atualmente, temos muitas opções para o ataque e ele não está jogando. Se conseguirmos investidores ou equalizar esta situação na realidade financeira do Grêmio, podemos fazer negócio. Mas está sob análise do departamento de futebol e do presidente Fábio Koff - contou ao LANCE!Net o assessor de futebol Marcos Chitolina.
Em meio às negociações para ter Vargas, Grêmio e Napoli criaram uma relação amistosa entre os clubes. O que acabou por aproximá-los e dar confiança de que o chileno permaneça até o final do ano. Os italianos, por exemplo, ganharam a preferência de compra o volante Fernando no negócio do atacante.
- É difícil falar agora. Mas digamos que a tendência é que o Vargas fique até o final do ano. Temos uma relação muito boa com os dirigentes do Napoli. Isso não é algo definitivo, a situação é mais para o futuro. Mas é algo que acredito que possa acontecer - destacou Chitolina.
Para o ataque, atualmente, o Grêmio conta com Barcos, Vargas, Kleber Gladiador, Welliton, Willian José e Marcelo Moreno - este último, sem espaço. Bertoglio pode fazer também uma função mais recuada no meio-campo. Uma conversa com a comissão técnica ainda definirá as diretrizes de uma possível negociação pelo argentino. No entanto, com o retorno de Fábio Aurélio, Luxemburgo já avisou que pode utilizá-lo pelo meio.