Cerca de R$ 170 milhões serão gastos pelos governos federal, estadual e municipal para realizar os Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A primeira parte da verba será gasta, em breve, com a elaboração do dossiê técnico ambiental.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, informou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já disponibilizou um técnico para cuidar da questão.
Segundo ele, o projeto de meio ambiente para a realização dos jogos vai exigir esforço por parte do governo, em função da maioria das modalidades ser ao ar livre, como o remo e a canoagem.
Nuzman disse que "o retorno será grandioso para o país". O Ministério do Esporte iniciou hoje a primeira rodada de negociações com o Ministério do Meio Ambiente sobre o Pan-Americano.
Carlos Arthur Nuzman acrescentou que o dossiê ambiental do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2012 também será elaborado em curto prazo.
O Brasil é um forte candidato à vaga aos jogos olímpicos e, para o presidente do COB, quanto mais cedo o país preparar o terreno, mais chance tem de disputar a vaga. A expectativa é aproveitar a oportunidade: elaborar os dois dossiês ao mesmo tempo, informou.
O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, que também participou da reunião com a ministra Marina Silva, disse que a estratégia é organizar o maior Pan da história.
Para isso, já é preciso preparar os atletas e investir na infra-estrutura do Rio, o que vai exigir elevado gasto por parte dos governos federal, estadual e municipal.