A seleção portuguesa entrou em campo pressionada pela vitória da Rússia mais cedo sobre Luxemburgo. A equipe vencia até os 40 minutos do segundo tempo, mas Rui Patrício saiu de forma errada e entregou o gol para os rivais. Haim acabou completando, e a partida terminou 1 a 1 no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Mais cedo, os russos tinham goleado Luxemburgo por 4 a 0.
Com os resultados, a Rússia permanece na liderança com 21 pontos, três a mais que Portugal. Na última rodada, os lusitanos recebem Luxemburgo em Coimbra e secam os russos, que visitam o Azerbaijão em Baku. Para conseguir a classificação diretamente, Portugal tem a complicada missão de tirar sete de saldo de gols.
Portugal foi melhor durante os 90 minutos, apesar de, em determinados momentos, mostrar que não sabia bem se atacava para tentar o segundo gol, ou se segurava o resultado. Ricardo Costa marcou ainda no primeiro tempo, após completar toque atrasado de Pepe, que completava cruzamento de Antunes.
Hugo Almeida ainda teve um gol bem anulado no segundo tempo. Nos últimos minutos, Portugal dominou o jogo, e Israel tentava surpreender. No fim, Rui Patrício tinha a bola dominada, foi dar um chutão, mas foi em cima de um adversário, que tocou para Haim, que completou para o gol. Os lusitanos ainda tentaram a vitória, mas o gol não veio. Houve boa chance com Cristiano Ronaldo em cobrança de falta, mas a bola não entrou.
Israel não tem mais chances nem sequer de repescagem.