Futebol

Germano receberá título de cidadão honorário de Londrina

30 abr 2018 às 18:19

Um dos grandes ídolos do LEC (Londrina Esporte Clube), o volante Germano Borovicz Cardoso Schweger será homenageado na Câmara Municipal nesta sexta-feira (4) com o título de cidadão honorário de Londrina. Natural de Toledo (Oeste do Paraná), o atleta que iniciou sua história com o Tubarão em 2000 vai receber a honraria por iniciativa do vereador Jamil Janene (PP). A sessão solene terá início às 20h, na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online pelo site da Câmara. O título é concedido por meio da lei nº 12.594/2017, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP).

Contabilizando os períodos em que Germano deixou a cidade para defender outros clubes, já são nove anos de Londrina. "Desde que saí de São Pedro do Iguaçu [município próximo a Toledo, onde vive a família do jogador], aos 19 anos, aqui foi onde eu passei mais tempo. Londrina foi a cidade que me abraçou, foi onde eu me profissionalizei. Foi aqui que tudo começou e é aqui que quero encerrar este ciclo", afirma o capitão da equipe ao demonstrar sua gratidão pela cidade, mas ressaltando que não pensa em se aposentar tão cedo.


Trajetória - Aos 37 anos, Germano Schweger começou a carreira no Grêmio Maringá, mas logo seguiu para o Toledo, onde ficou por um ano. Antes de chegar ao Londrina pela primeira vez, em dezembro de 2000, passou ainda pelo Cascavel. Em 2004 deixou o LEC para defender outros clubes, como Ceará, São Caetano, Coritiba, Vila Nova (GO), Atlético Mineiro, Cerezo Ozaka (Japão), Santos e Sport Club do Recife. No ano de 2013 voltou ao Tubarão para sair novamente no ano seguinte e retornar em 2015. "A minha relação com a cidade vai muito além da relação profissional, não me vejo mais fora daqui", admite, lembrando que também foi em Londrina que conheceu sua esposa.


Para o atleta, receber o titulo de cidadão honorário é uma alegria que não consegue quantificar. "Estou muito honrado e feliz, mas não tenho muito bem a dimensão desta alegria. Só sei que Londrina é minha casa e, seja qual for o destino que está reservado para mim no futuro, é aqui que quero estar", declara.

A empatia do capitão com a cidade é uma das justificativas do vereador Jamil Janene para a entrega da honraria. "Hoje o Germano é uma pessoa muito importante para os londrinenses. Participou de grandes conquistas do Londrina Esporte Clube e, com seu talento e simplicidade, conquistou o carinho da população. Ele veio para jogar no LEC e acabou adotando a cidade, merece esta homenagem", defende o vereador.


Continue lendo