Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Lendas

Futebol perde dois dos três únicos campeões da Copa como técnico e jogador

UOL/Folhapress
08 jan 2024 às 17:30

Compartilhar notícia

- Reprodução/Facebook Fifa
Publicidade
Publicidade

O mundo do futebol perdeu, no início de 2024, dois dos nomes mais importantes na história das Copas do Mundo.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Franz Beckenbauer e Zagallo morreram. O falecimento do alemão veio a público nesta segunda-feira (8), um dia após a família de Beckenbauer informar a agência alemã DPA. Já a morte do ídolo brasileiro foi comunicada na madrugada do último sábado (6).

Leia mais:

Imagem de destaque
Nos EUA

Saiba como será pré-temporada encurtada do Flamengo

Imagem de destaque
Preparação

Barriga cheia na pré-temporada é arma do Corinthians para voar em 2025

Imagem de destaque
Entenda

Palmeiras encanta Premier League e vira 'grife de joias caras' nas vendas

Imagem de destaque
Da CBF

Londrina EC participa de reunião de clubes formadores em São Paulo


Os dois integram a lista de vencedores da Copa do Mundo como jogador e como técnico. Zagallo é o único tetracampeão mundial, obtendo êxitos em sua carreira de atleta (1958 e 1962), treinador (1970) e coordenador técnico (1994). Já Beckenbauer atuou como zagueiro da Alemanha Ocidental em 1974 e comandou a seleção rumo ao título de 1990.

Publicidade


Didier Deschamps é a única pessoa viva que repetiu o feito de Zagallo e Beckenbauer. O atual técnico da seleção francesa ergueu a Copa do Mundo como atleta em 1998 e conduziu os Bleus ao segundo título mundial 20 anos depois.


AS COPAS DE BECKENBAUER

Publicidade


O 'Kaiser' foi capitão no título da Alemanha Ocidental em 1974. Disputando sua terceira Copa do Mundo, o zagueiro e ídolo do Bayern de Munique era um dos líderes do grupo que conquistou a glória máxima do futebol em seu próprio país.

Publicidade


A Alemanha de Beckenbauer derrotou uma das maiores seleções da história do futebol. Com gols de Paul Breitner e Gerd Müller, colegas do 'Kaiser' no Bayern, os donos da casa bateram a Holanda por 2 a 1. Aquele time comandado por Rinus Michels tinha Johan Cruyff como seu principal craque e ficou conhecido como "Laranja Mecânica".


16 anos depois, foi a vez de Beckenbauer ser campeão mundial como técnico. Ele assumiu o comando da seleção alemã em 1984, foi vice-campeão da Copa em 1986 e reconduziu seu país ao topo do planeta quatro anos depois, na Itália.


Beckenbauer é o único alemão a participar de duas conquistas da Copa do Mundo masculina. O camisa 4 tem 103 partidas como atleta da seleção, e, além do Mundial, conquistou a Eurocopa de 1972. Ele foi técnico da equipe nacional entre 1984 e 1990, com 66 jogos no comando.


Imagem
Beckenbauer jogou no Cosmos de Pelé e entrou para time dos sonhos da Copa
Amado na Alemanha pelo conjunto da obra, Franz Beckenbauer teve seu momento de "traidor" em seu país.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade