Futebol

Futebol: clubes continuam atrás de reforços

09 dez 2000 às 16:30

O Coritiba inicia amanhã a pré-temporada para o ano que vem. Em férias desde que o time foi eliminado da Copa João Havelange, ainda na primeira fase, os jogadores se reapresentam para início dos trabalhos visando a Copa Sul-Minas e Campeonato Paranaense, competições que serão iniciadas em meados de janeiro.

Enquanto os jogadores treinam, as atenções estarão voltadas principalmente para a diretoria. Nesta semana, o Coritiba poderá contratar um goleiro, um meia e um atacante. A meta, segundo o superintendente Carlos Zanetti, é ter até o final da semana pelo menos 70% do grupo formado. "Vamos ter a base pronta para iniciar os trabalhos de pré-temporada. No começo de janeiro, quando os atletas voltam das festas de final de ano, o time estará precisando de apenas dois ou três atletas".


Zanetti afirmou que, mesmo com a proposta de montar um time nos moldes do "bom e barato", pelo menos três jogadores de mais experiência e qualidade deverão ser contratados. "Vamos misturar a experiência de uns com a juventude e garra de outros para termos um time bastante equilibrado e forte para suportar as competições que teremos no primeiro semestre do ano que vem", disse Zanetti.


Depois que foram dispensados os goleiros Gilberto e Fábio, os laterais Renatinho e Carlos Roberto, os volantes Wallace e Lima, o meia Anderson e o atacante Crhis, quem também pode sair é o atacante Marquinhos, que interessa ao Botafogo. Com isso, não está decartada a volta de Magrão para o alviverde.


Em relação à contratação de um goleiro, Émerson, do Bahia, está entre os cotados. Fábio Costa, do Santos, também interessa, mas a sua liberação ou não do Santos só acontecerá depois que o time paulista escolher o novo técnico.


Atlético


O mistério em relação ao novo técnico do Atlético faz surgir cada vez mais especulações. Na última sexta-feira, o coordenador geral, Antônio Carlos Gomes, esteve em São Paulo para se informar sobre a Copa São Paulo de Futebol Júnior e iria aproveitar para "fazer contatos". Entre eles, iria conversar com Carlos Alberto Parreira, ex-técnico do Santos. Paulo César Carpegiani também estaria entre os sondados. Levir Culpi, devido ao salário de mais de R$ 100 mil, já está totalmente descartado.


Por outro lado, numa política mais modesta, também se especula que o "desconhecido" Amauri Knevitz, que dirigiu o Malutrom na Copa João Havelange, estaria nos planos. A diretoria não confirma, mas o treinador disse que recebeu alguns telefonemas de pessoas ligadas ao Atlético perguntado de seus planos para o futuro. "Recebi telefonemas de pessoas que não se identificaram, mas perguntaram qual era o meu interesse em de repente trabalhar no Atlético. Acho que eram empresários. Só o fato de ter sido lembrado já me deixa satisfeito".

A diretoria espera a contratação do técnico para começar a definir também a situação dos jogadores. Kelly pode estar indo para o futebol japonês. O lateral-direito Luisinho Netto, que se recupera de contusão, também pode ser negociado. Marcus Vinicius foi sondado pelo futebol alemão, mas deverá ficar no rubro-negro.


Continue lendo