Futebol

Futebol brasileiro corre atrás de outro pentacampeonato

01 ago 2003 às 10:48

O futebol brasileiro lutará por mais um pentacampeonato. Desta vez, o desafio será nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana.

A equipe masculina conquistou a medalha de ouro nas edições de 1963, 1975, 1979, 1987 e a prata em 1959 e 1983. Já a seleção feminina estará fazendo sua estréia na competição.


Apesar de a competição ser sub-23, a seleção masculina jogará com uma equipe sub-20, enquanto no feminino o Brasil contará com seu time principal.


A seleção feminina enfrentará o Haiti neste sábado, às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio San Cristobal, na cidade de mesmo nome. A masculina estréia diante da Colômbia no mesmo horário, domingo, no Mirador Este.


Entre os homens a disputa terá com oito seleções, divididas em dois grupos. No grupo A, estão Argentina, Guatemala, México e Paraguai. No B, Brasil, Colômbia, Cuba e República Dominicana. As equipes jogarão entre si dentro de suas respectivas chaves e as duas mais bem colocadas disputarão a semifinal.


A categoria feminina terá seis seleções e o sistema de disputa será o mesmo do masculino com dois grupos, com três seleções cada. No grupo A estão Brasil, Haiti e Canadá e, no grupo B, Argentina, Costa Rica e México.


O técnico da seleção masculina, Valinhos, teve três problemas de última hora e cortou o atacante Daniel Carvalho e os laterais Jean e Tiago. O primeiro foi dispensado por causa de uma lesão na coxa esquerda, o segundo por motivos particulares e o terceiro também por contusão na coxa direita. Para o ataque, o treinador convocou Marcelo Nicácio e para as laterais Moreno e Coelho.

A seleção feminina, que chegou na última segunda-feira na capital dominicana, vem em busca de seu maior título. Tanto em 1996 nos Jogos Olímpicos de Atlanta, quanto no de Sidney em 2000, a equipe chegou perto da medalha, mas perdeu a disputa do bronze.


Continue lendo