O Campeonato Mundial de Fórmula 1 entra em sua fase final completamente indefinido. Faltando cinco etapas para o término da temporada, o atual campeão Fernando Alonso, da Renault, soma 100 pontos, dez a mais que o heptacampeão mundial, Michael Schumacher, da Ferrari.
Um novo capítulo dessa história será conhecido neste domingo, a partir das 9 horas (horário de Brasília), quando será dada a largada para o Grande Prêmio da Turquia, em Istambul.
Alonso sabe que precisa terminar a prova turca na frente de Schumacher. Sua Renault não vem obtendo o mesmo rendimento do início da temporada e a diferença que já foi de 25 pontos, agora, não passa de 10. ''Será um corrida fundamental'', diz o espanhol.
O piloto da Renault não acredita que seu carro perderá rendimento com a proibição definitiva do amortecedor de massa. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) considerou ilegal o uso da suspensão com amortecedor de massa a qual a equipe Renault desenvolveu e vinha utilizando durante o último ano. O equipamento infringe o regulamento técnico da categoria máxima. ''Eu acho que fomos bem competitivos sem o sistemas'', diz o espanhol.
O alemão Michael Schumacher está confiante na conquista de seu oitavo título mundial. ''Apesar do que aconteceu na Hungria (teve problemas com sua Ferrari quando estava em terceiro lugar), nossas possibilidades de conquistar o título estão intactas'', afirma o heptacampeão do mundo. ''Não podemos cometer o erro de achar que elas tenham diminuído'', continua o piloto germânico.
Schumacher considera cinco provas suficientes para reverter o quadro atual do campeonato. ''Temos cinco corridas para dar a volta por cima no campeonato e, por isso, precisamos trabalhar muito. A esta altura, poderíamos estar bem piores. E o GP da Turquia deverá representar um passo muito importante na busca pelo título'', encerra Schumacher.
Seu companheiro na Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, também demonstra otimismo com a prova na Turquia. ''Neste final de semana, será importante retornarmos às vitórias e buscarmos ambos o pódio, para trazermos para casa tantos pontos quantos possíveis'', declarou o brasileiro. ''Essa é a nossa prioridade e iremos fazer o possível para conseguirmos isso'', completou o piloto da Ferrari.
Rubens Barrichello, da equipe Honda, tem um sentimento igualmente positivo a respeito do novo circuito de sentido anti-horário de Istambul. ''A pista é fantástica e eu fiquei realmente impressionado pelas instalações e pelo traçado'', conta ele. ''A sinuosidade a torna muito emocionante e desafiadora do ponto de vista do piloto e existem alguns bons pontos de ultrapassagem'', segue o brasileiro. ''Mostramos uma evolução real na Alemanha e na Hungria. Assim, embora não tenhamos feito testes antes desta corrida, esperamos que o bom desempenho se mantenha na Turquia'', encerra Rubens.
Das agências