Futebol é eficiência. E foi justamente por isso que a Ponte Preta deixou o gramado do estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, comemorando a vitória sobre o Comercial por 1 a 0, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Adrianinho marcou o gol do time de Campinas.
Sem vencer há três jogos - duas derrotas e um empate -, o Comercial continua na zona de rebaixamento no Paulistão e amargando a quarta colocação do Grupo A, com quatro pontos. Na derrota para o Rio Claro por 2 a 1, no último sábado, a torcida já havia tentado invadir o vestiário e pedido a saída do técnico Toninho Cecílio.
Por outro lado, a Ponte Preta manteve os 100% de aproveitamento sob o comando de Osvaldo Alvarez, o Vadão - venceu o Corinthians no último domingo por 2 a 1 - e entrou de vez na briga pela classificação, chegando aos nove pontos e continuando na terceira colocação do Grupo C. Vale lembrar que o time campineiro tem um jogo a menos que os demais, pois a partida contra o Ituano, pela primeira rodada, foi adiada.
Precisando da vitória para deixar a zona de rebaixamento e diminuir a pressão dos torcedores, o Comercial dominou o primeiro tempo e teve pelo menos quatro boas oportunidades para marcar, mas quem balançou as redes foi justamente a Ponte Preta. Aos 13 minutos, Adrianinho escapou da marcação de Xaves e, mesmo de longe, soltou a bomba. A bola foi morrer no ângulo de Marcelo Henrique.
Depois disso, o jogo virou ataque contra defesa e os donos da casa quase empataram em um lance sem querer de Rodrigo Jesus. Edimar desviou cobrança de escanteio, a bola bateu na cabeça do atacante e explodiu na trave.
O Comercial também teve mais posse de bola no segundo tempo, mas a Ponte Preta poderia ter feito pelo menos três gols na base do contra-ataque. Na melhor oportunidade, Ferrugem bateu rasteiro e Ademir, com o gol aberto, conseguiu desviar para fora.
Silvinho também desperdiçou um lance parecido, depois de ganhar dividida do zagueiro. Nos minutos finais, a torcida comercialina começou a pedir a saída de Toninho Cecílio, enquanto que os visitantes tocavam esperando o tempo passar.
O Comercial volta a campo na próxima terça contra o Santos, às 19h30, na Vila Belmiro, em Santos, pela sétima rodada. Já a Ponte Preta recebe o São Paulo neste domingo, às 17 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.