Taticamente quase perfeito, o Fluminense deu fim, com facilidade, à a invencibilidade de 25 jogos do Avaí no estádio da Ressacada ao fazer 3 a 0, neste sábado, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Leandro Euzébio, Fred e Alan marcaram para o time carioca.
Com o resultado, a equipe do técnico Muricy Ramalho, que volta a jogar somente no dia 15 de julho, diante do Prudente, no Rio de Janeiro, assumiu, momentaneamente, a vice liderança do certame com 15 pontos. Sem vencer há quatro partidas, o Avaí caiu para a 13ª posição, com oito pontos. O time terá 40 dias para refletir e superar a má fase, uma vez que só volta a jogar no dia 14 de julho diante do São Paulo, na capital paulista.
O primeiro tempo foi marcado por uma disputa aberta. As duas equipes se alternaram com importantes iniciativas com destaque para as atuações dos goleiros Zé Carlos e Fernando Henrique. O goleiro tricolor, aliás, completou em Florianópolis seu 250º jogo com a camisa um.
O Avaí iniciou pressionando, porém desordenadamente. Já o Fluminense, um pouco mais objetivo, antes mesmo dos 15 minutos iniciais já calava a torcida avaiana com belas finalizações. Uma delas aconteceu aos 12, quando Fred recebeu assistência de Conca e meteu uma pancada na trave. O atacante Rodriguinho também roubou a cena numa finalização que o zagueiro Emerson salvou o Avaí.
Com dificuldades para criar jogadas, o Avaí só respondeu aos 19 minutos através do atacante Roberto exigindo grande defesa de Fernando Henrique. Numa blitz, Roberto chutou na trave, aos 24, pegou o rebote para isolar na melhor chance catarinense no período.
O Avaí até que impôs certa pressão, mas foi traído pela inexperiência de seus defensores. Aos 44 minutos, o zagueiro Leandro Euzébio apareceu como homem surpresa, teve tempo para dominar, abrir espaço e chutar forte sem defesa para Zé Carlos.
O Fluminense não deu fôlego Avaí na largada do segundo tempo e logo ampliou. Aos quatro minutos, Fred concluiu de cabeça uma bela assistência de Carlinhos da esquerda. Não demorou e aos 11 foi a vez de Alan fazer o terceiro ao receber cruzamento do lateral direito Mariano. O mesmo Alan, contido por Zé Carlos, deixou escapar o quarto aos 30. Para piorar, o técnico avaiano, Péricles Chamusca, foi expulso após o terceiro gol por reclamação.
Sem comando e com substituições equivocadas, o time ficou frágil. Aproveitando-se da intranquilidade da equipe catarinense, o Fluminense teve calma e, mostrando superioridade técnica e tática, garantiu o triunfo.