Futebol

Flamengo vence e amplia crise do São Paulo

06 jul 2011 às 23:56

Depois das cinco vitórias seguidas, o São Paulo parece em busca das cinco derrotas em sequência. Nesta quarta-feira, no Engenhão, perdeu para o Flamengo por 1 a 0 e chegou à sua terceira. Bottinelli, logo depois de substituir Airton, marcou o gol da vitória rubro-negra, também a terceira seguida.

A vitória pela oitava rodada do Brasileirão levou o Flamengo aos 16 pontos, ainda invicto, fechando a quarta-feira na segunda posição - o Corinthians foi a 19 na ponta. O São Paulo estacionou nos 15 e já caiu para terceiro. Carpegiani, que mais uma vez viu seu time perdido em campo, vive situação cada vez mais insustentável no cargo.


Liberados pela seleção sub-20, Negueba e Henrique entraram no jogo no decorrer do segundo tempo. O flamenguista, logo num dos seus primeiros toques na bola, deu a assistência para o gol de Botinelli.


O São Paulo tem outro jogo difícil no sábado, quando recebe o Cruzeiro (que vem de três vitórias), no Morumbi, às 18h30. O Flamengo volta a jogar no Engenhão no domingo, no Fla-Flu, com mando do rival tricolor. Negueba e Galhardo voltam novamente da sub-20 no Fla. Pelo São Paulo, retornam desta vez Willian José e Casemiro. Carlinhos, suspenso por conta da expulsão contra o Corinthians, será desfalque.


O JOGO - Durou menos de vinte minutos a sensação da torcida são-paulina de que o time, mesmo sem Lucas e Casemiro, poderia apresentar o mesmo futebol das cinco primeiras rodadas do Brasileirão - período em que a equipe teve 100% de aproveitamento. Com Juan bem na defesa pela esquerda, dois volantes (Rodrigo Souto e Wellington) aproveitando a ineficiência do meio-campo do Flamengo sem a bola, e Carlinhos encostando em Marlos, que armava pelo meio, o São Paulo era mais time que os donos da casa.


Aos 5 minutos surgiu a primeira boa chance de o São Paulo abrir o placar. Dagoberto bateu falta de longe, Felipe deu rebote e Rhodolfo perdeu o gol na pequena área. Para sorte dele, o bandeirinha marcou impedimento. Depois, aos 11, Marlos deu ótimo passe em profundidade para Fernandinho, que tocou na saída de Felipe, mas sem precisão, facilitando a defesa do goleiro. O atacante ainda perderia outro gol aos 26, ao ser fominha, não tocar para Dagoberto, mais bem posicionado, e chutar por cima.


Aos poucos o Flamengo foi recuperando seu espaço, muito por conta da péssima partida de Xandão. Ronaldinho tinha liberdade para fazer o que quisesse. Para a sorte do São Paulo, ele não soube aproveitar para abrir o placar para o Fla no primeiro tempo. Até tentou, num escanteio, numa falta e num lance em que fez firula antes de chutar e desperdiçou a oportunidade. Thiago Neves, num belo voleio para fora, e Junior César, exigindo boa defesa de Rogério, também tentaram, sem sucesso.


Apesar da superioridade do Flamengo, o São Paulo voltou sem alterações para o segundo tempo. Aos 5 minutos, o árbitro Márcio Chagas foi conivente com Ronaldinho, que se jogou na área forçando um pênalti inexistente, levou uma bronca, mas não o amarelo. Seis minutos depois, os donos da casa tiveram a melhor chance de marcar até então. Rogério se arriscou e antecipou a batida de Ronaldo Angelim. Renato pegou o rebote e tocou para Deived, que bateu para o gol, sem goleiro. Rodrigo Souto salvou sobre a linha.


Percebendo que o time pecava ao rifar rápido a bola, Carpegiani colocou Rivaldo em campo aos 11, no lugar de Fernandinho. Marlos, que até então jogava na meia, foi para a ponta esquerda. Luxemburgo respondeu com Bottinelli (no lugar do estreante Airton) e Negueba no lugar de Deivid.


A alteração deu certo. Negueba fez a jogada pela direita, foi à linha de fundo e tocou para trás. Thiago Neves fez o corta-luz e Bottinelli bateu firme, no canto direito de Rogério Ceni, que nem se mexeu. Flamengo 1 a 0.


Pouco depois, o São Paulo foi para o ataque em busca do ataque. Num passe em profundidade, Felipe saiu na bola, se adiantou a Marlos e ficou com a bola. O atacante acertou um chute na cabeça do goleiro, que ficou no chão. Alguns segundos depois, o flamenguista apagou no gramado. Atendido pelos médicos, conseguiu voltar ao jogo após cinco minutos.

Precisando da vitória, Carpegiani lançou mão de Henrique no lugar de Wellington. O São Paulo até atacou mais nos 15 minutos finais, mas nada que incomodasse o baleado Felipe e impedisse a terceira vitória seguida do Fla.


Continue lendo