A queda brusca do Flamengo nas última rodadas afastou o time da disputa do título do Campeonato Brasileiro e elevou o risco, crescente, da perda do grande objetivo do clube rubro-negro na competição - alcançar a classificação para a Copa Libertadores de 2012. Sob pressão, a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo joga neste domingo, às 17 horas, contra o Atlético Goianiense, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, em busca de três pontos, paz e autoconfiança.
Há uma interrogação entre torcedores do clube, sem saber o porquê do futebol apático apresentado recentemente pelos principais jogadores do time. O meia Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, tem tropeçado na bola e não produz nem 20% do que fez até pouco depois da metade do campeonato.
Luxemburgo tem consciência de que depende de uma classificação a Libertadores para permanecer no cargo.
Ele não se exime de responsabilidade, mas a divide com os grandes destaques do time. Notadamente Ronaldinho Gaúcho. O técnico considerou o empate em casa, na última quinta-feira, contra o Figueirense como mais um passo do Flamengo rumo ao objetivo. Não se estendeu sobre a fraca atuação da equipe, vaiada pela torcida assim que a partida terminou.
Para evitar novo revés no Brasileirão, Luxemburgo aposta que a má fase das referências do time esteja superada. Thiago Neves e Leonardo Moura, assim como Ronaldinho Gaúcho, vêm muito mal. O técnico alertou para o papel de franco atirador do Atlético no jogo deste domingo e elogiou o conjunto do adversário.