No jogo que deve ter marcado a despedida de Ibson do Flamengo, caso o clube não consiga comprá-lo do Porto, o time carioca derrotou o Vitória por 2 a 1, neste sábado, no Engenhão. Com o resultado, o Flamengo dorme no G-4, com 14 pontos. O Vitória permanece em terceiro, com 16.
O Vitória começou bem, logo assustando com uma cobrança de falta de Leandro Domingues que achou a trave do goleiro Bruno, aos quatro minutos. O ligeiro domínio dos visitantes acabou em pouco mais de dez minutos.
A partir daí, o Flamengo passou a se impor, atacando com velocidade e envolvendo a defesa adversária com boas trocas de bolas. O mapa da mina era o lado direito da defesa baiana, no qual havia um buraco resultante dos constantes avanços de Apodi.
Foi lá que se iniciou um lance que poderia ter definido a partida. Juan rolou para a área, Emerson deixou a bola para Ibson, que tocou para Adriano, em posição legal, finalizar para as redes. O bandeirinha marcou impedimento.
Aos 24, Leonardo Moura fez boa jogada e deixou Ibson livre diante de Viáfara. O meia finalizou para fora. Os torcedores aplaudiram. A mesma paciência a torcida não tinha com Juan, vaiado simplesmente por ter errado dois cruzamentos.
O lateral, porém, se redimiu aos 26 ao completar de primeira um belo lançamento de Kléberson e abrir o marcador. Everton, que entrara no lugar de um contundido Toró, ainda perdeu boa chance de ampliar aos 33, depois de receber passe de Adriano.
O jogo continuou aberto no segundo tempo, com as duas equipes buscando o gol. Quando o Flamengo chegava com mais perigo, foi a equipe visitante que acabou por empatar. Apodi foi à linha de fundo e cruzou para Roger cabecear sem chance para Bruno, aos 16 minutos.
Precisando da vitória para se aproximar dos líderes, os cariocas se lançaram com mais ímpeto ao ataque. Aos 22, Adriano tentou a tabela com Zé Roberto, a zaga afastou mal e Emerson aproveitou bem o presente, deslocando Viáfara e recolocando o Flamengo à frente.
Os donos da casa tiveram a chance de matar a partida aos 33. Zé Roberto passou por Wallace e foi derrubado dentro da área. Adriano, cobrador oficial, deixou Ibson bater. Viáfara defendeu. No rebote, Leonardo Moura acertou o travessão.
Bom para Ibson, que poderia ter se tornado o vilão, que Vanderson foi expulso aos 37 por cabeçada em Emerson, e aniquilou as chances de reação dos baianos.
Na próxima rodada, o Flamengo vai enfrentar o São Paulo no domingo, no Morumbi. O Vitória receberá o Santos, no Barradão, no mesmo dia.