Futebol

Final da Libertadores entre Boca e River será em Madri

30 nov 2018 às 08:26

A adiada final da Copa Libertadores entre Boca Juniors e River Plate será disputada em 9 de dezembro no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, confirmou a Conmebol nesta quinta-feira. A partida de volta entre os arquirrivais argentinos foi suspensa duas vezes no último fim de semana devido a graves incidentes violentos nos arredores do estádio Monumental do River, em Buenos Aires.

A Conmebol confirmou a data e a sede da partida minutos após o Tribunal Disciplinar da entidade rejeitar o recurso apresentado pelo Boca para que o clube conquistasse a vitória e o título devido aos incidentes. O Tribunal determinou ainda que o River Plate jogue suas próximas duas partidas em competições da Conmebol como local sem torcida, além de pagar uma multa de 400 mil dólares.


O Boca se apresentará para jogar em Madri para evitar sanções, mas recorrerá contra a decisão na Câmara de Apelações da Conmebol e no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). A partida foi suspensa no fim de semana por duas vezes devido a ataques com pedras de torcedores do River Plate contra o ônibus que levava os jogadores do Boca Juniors ao Monumental para disputar a partida de volta. O incidente deixou vários jogadores feridos, inclusive o capitão da equipe, Pablo Pérez, que sofreu uma lesão no olho.

Na partida de ida, em 11 de novembro na Bombonera, Boca e River empataram em 2 a 2. Amparado no artigo 18 do Regulamento de Disciplina da Conmebol, o Boca apresentou na véspera novos elementos dos incidentes para apoiar sua petição de que o River seja desclassificado.
"Não aceitaremos qualquer partida até que o Tribunal se manifeste", havia declarado na terça-feira o presidente do Boca, Daniel Angelici, que nesta quinta admitiu jogar em Madri. O artigo 18 prevê a desclassificação da equipe em caso de agressão, como ocorreu com o Boca nas oitavas de final da Libertadores em 2015 contra o River, quando os jogadores do time visitante foram atacados com gás de pimenta no intervalo da partida no estádio La Bombonera.


Continue lendo