O returno do Campeonato Brasileiro da Série B começa, nesta terça-feira, feriado nacional, com todos os 10 jogos válidos pela 20.ª rodada. A expectativa maior fica em torno da briga pela liderança entre Figueirense e Ponte Preta, que vão atuar em casa e na condição de favoritos.
O líder Figueirense, com 36 pontos, vai receber o São Caetano, nono com 28, e que nos últimos cinco jogos somou apenas um ponto. Na rodada passada, a equipe paulista perdeu a invencibilidade em casa para o Vila Nova na derrota por 2 a 1. O técnico Sérgio Guedes está "prestigiado" no cargo. O time catarinense empatou, por 1 a 1, com o Paraná, em Curitiba.
Embalada pela vitória em Minas Gerais sobre o América-MG por 3 a 1, a Ponte Preta, vice-líder com 35 pontos, recebe o ASA, com 22, em 15.º lugar, que não vence há quatro rodadas e vem de derrota, em Arapiraca (AL), para o Duque de Caxias por 2 a 0.
O Coritiba, que liderou várias rodadas, vive um momento instável e perdeu na rodada anterior para o Guaratinguetá por 1 a 0. Mesmo assim, ocupa a terceira posição, com 33 pontos, e vai receber, ainda na Arena Joinville, o Náutico, quinto com 31 após vencer em casa o Santo André por 1 a 0.
Tentando engrenar de vez na competição, o Bahia, quarto colocado com 31 pontos, após empatar em Salvador com o Bragantino por 1 a 1, vai enfrentar, em Natal, o América-RN, que perdeu para o Brasiliense, por 1 a 0, e continua com 16 pontos, na penúltima posição.
Outros dois paulistas ainda sonham com o G-4, o grupo de acesso: Guaratinguetá e Portuguesa. Novato na Série B, o time do Vale do Paraíba faz boa campanha e vai enfrentar o Duque de Caixas, no Engenhão, no Rio de Janeiro. O Guaratinguetá tem 30 pontos, em sétimo, enquanto os cariocas, com 26, ocupam a 12.ª posição.
A Portuguesa é a maior decepção até agora. Não vence há seis rodadas e perdeu três jogos seguidos no Canindé - para Ponte Preta, Bahia e, na rodada passada, para o Sport por 2 a 1. O técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, também está ameaçado no cargo, afinal a Lusa tem um dos elencos mais caros da divisão, com folha de R$ 1,5 milhão mensal, e ocupa a oitava posição, com 28 pontos.
Agora a Portuguesa vai ter que buscar a reabilitação, fora de casa, contra o ascendente Vila Nova, que venceu os últimos três jogos - Bragantino, Náutico e São Caetano. Mesmo assim, o time goiano ainda está na zona do rebaixamento, com 17 pontos, em 18.º lugar.
O América-MG, sexto colocado com 30 pontos, vai buscar a reabilitação fora de casa contra o Bragantino, com 22 pontos, em 16.º lugar. O time paulista, porém, ainda não engrenou e apesar de empatar fora com o Bahia, por 1 a 1, chegou ao décimo resultado igual, recorde na competição, onde empatar não é bom negócio.
Na briga por melhores posições, o Sport volta à Ilha do Retiro diante do Brasiliense, que sofreu para vencer o América-RN, chegando aos 24 pontos, em 14.º lugar. O time pernambucano já tem 27 pontos, em 11.º, e não perde há oito jogos sob o comando do técnico Geninho.
Na luta contra o rebaixamento, o Santo André, com 20 pontos em 17.º lugar, tenta se recuperar em casa diante do Icasa, 10.º com 27 pontos. O lanterna Ipatinga, com 15 pontos, recebe o instável Paraná, com 24, em 13.º lugar.
Confira a 20.ª rodada da Série B:
Terça-feira
16h10
Ponte Preta x ASA
Santo André x Icasa
Sport x Brasiliense
Vila Nova x Portuguesa
18h30
Bragantino x América-MG
América-RN x Bahia
Duque de Caxias x Guaratinguetá
Ipatinga x Paraná
21 horas
Coritiba x Náutico
Figueirense x São Caetano