No duelo mais aguardado deste sábado, o Figueirense venceu o Coritiba por 2 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 17.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e conseguiu disparar na liderança. O time catarinense subiu aos 34 pontos, quatro à frente de Bahia, América-MG e Coritiba. O time paranaense caiu duas posições e vai terminar a rodada na quarta posição. Esta foi sua terceira derrota consecutiva.
A partida começou muito disputada, com os times privilegiando o sistema de marcação. Porém, com o Figueirense tendo mais posse de bola e iniciativa. Por outro lado, o Coritiba tinha uma mentalidade defensiva e tentava explorar a velocidade de Marcos Aurélio e Rafinha.
O time da casa conseguiu confirmar a superioridade no final do primeiro tempo. Aos 41 minutos, após cobrança de escanteio de Maicon pelo lado direito, Ygor antecipou a marcação, subiu mais que a defesa paranaense e testou firme para o fundo do gol.
Na segunda etapa, o Coritiba voltou com uma mentalidade mais ofensiva e apostando na velocidade para tentar empatar. O time paranaense, porém, não conseguia fazer pressão contra o adversário e só chegava através de bolas paradas, mas sem levar perigo.
Apostando nos contra-ataques para definir o jogo, o time da casa conseguiu ampliar o marcador. Aos 36 minutos, Willian conduziu em velocidade e tocou para Juninho. O lateral recebeu de frente para o gol e deu um toque por cima de Vanderlei. No final da partida, o atacante Willian ainda forçou o goleiro do Coritiba a fazer grande defesa após cabeçada à queima-roupa.
Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira. Primeiro, às 19h30, o Coritiba enfrenta o Icasa, na Arena Joinville, em Joinville. Mais tarde, às 21h50, o Figueirense recebe o Guaratinguetá, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.