A cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Qatar, festa neste domingo (20) que servirá como cartão de visitas para o público interessado na competição no país, mostrava-se cheia de incógnitas bem perto de sua ocorrência.
Jogos da Copa do Mundo podem ser assistidos em canais abertos, pagos e streaming
Nem a Fifa, a dona do Mundial, nem o comitê organizador local tinham divulgado até a noite de sexta-feira (18) a programação do evento.
Sabe-se o local da cerimônia (o estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, com capacidade para 60 mil pessoas) e sabe-se o horário (18h no Qatar, 12h no Brasil), porém não há definição dos artistas participantes dela.
Alguns sites publicaram que estão confirmadas as presenças do rapper americano Lil Baby, da atriz e cantora canadense Nora Fatehi e do sul-coreano Jungkook, integrante da banda de K-pop BTS.
Os dois últimos se apresentariam ao som de "Light The Sky", uma das músicas temas da Copa deste ano.
O resto é especulação, com uma série de possíveis convidados.
Fala-se no nigeriano Patoranking, no inglês Robbie Williams (que participou do show na Copa da Rússia-2018), no americano Jason Derulo, na libanesa Myriam Fares, nos colombianos J Balvin, Maluma e Shakira, na trinitária-tobagense Nicki Minaj e na banda americana Black Eyed Peas.
Pode-se considerar provável a presença do trio Maluma, Minaj e Fares, já que eles interpretam a canção oficial do Mundial, "Tukoh Taka", lançada apenas nesta sexta-feira.
Certeza mesmo são as ausências das estrelas pop Dua Lipa e Rod Stewart, ambos ingleses.
Eles citaram o desrespeito do Qatar nos temas relacionados a direitos humanos como razão para desconsiderar a participação em qualquer evento organizado pelo país.