O problema da segurança pública no Rio de Janeiro não é mais uma preocupação exclusiva dos brasileiros. Segundo o jornal inglês "Daily Mail", as autoridades da Inglaterra estão preocupadas com a violência na capital carioca. O trânsito também preocupa.
Segundo o chefe da segurança da Federação Inglesa (FA), Tony Conniford, os ingleses estão "surtando" com os problemas do Rio: - "Tony, você tem certeza que é seguro? É realmente seguro para o nosso time?" Eles (chefes da Federação) me perguntaram. Eles estão muito preocupados - disse.
A seleção inglesa ficará hospedada no Royal Tulip, localizado na Avenida Prefeito Mendes de Morais, em São Conrado. Uma das principais queixas das autoridades britânicas é a proximidade com a favela da Rocinha. O hotel já havia sido motivos de críticas por parte da imprensa inglesa, que, aliás, mantém uma posição crítica ao Brasil, pois a Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa que será palco de um dos jogos da Inglaterra, já tinha sido alvo de críticas.
Mantendo sua preocupação, Conniford foi ríspido em suas palavras: - Os problemas estão fora dos limites. É realmente ruim. Recebi ligações dos gestores, dos líderes da Federação. Estão abisbados - disparou.
Além da segurança, o trânsito é outro ponto apontado como caótico. Segundo Conniford, o tráfego é "terrível". A distância do hotel para o Centro de Treinamento escolhido pelos ingleses também preocupa: - Vamos ficar presos no trânsito o tempo todo. O tráfego é horrivel. Mesmo com escolta policial vai ser um pesadelo. O trânsito é um pesadelo, é a minha maior preocupação. É um pesadelo logístico - afirma.
A preocupação inglesa já reflete na atuação de sua equipe de segurança. Segundo Tony Conniford, eles serão "extra vigilantes" e que não podem cometer erros, pois a segurança é primordial.