O clube PSTC (Paraná Soccer Technical Center) e a UEL farão, de 2 a 5 de novembro, o evento “Clínica de Futebol: Atuação Profissional em Categorias de Base”, coordenado pelos professores Leandro Altimari, do Departamento de Educação Física, e Ariobaldo Frissel, do Departamento de Ciências do Esporte, ambos do CEFE (Centro de Educação Física e Esporte). Será um encontro que reunirá grandes nomes do esporte associados ao treinamento e formação das categorias de base.
Para Altimari, o evento foca, numa visão multiprofissional, num período sensível da formação. “O entendimento é determinante para uma formação de qualidade”, diz. Segundo ele, a palestra que sintetiza a “Clínica” é aquela sobre gestão multidisciplinar. Por isso o evento terá atividades teóricas e práticas e abordará não apenas a preparação física, mas seu monitoramento, captação de atletas, responsabilidade social, relações com imprensa, marketing e redes sociais, futebol feminino, e ainda contribuições da Fisioterapia, Psicologia e Nutrição à área, entre outros temas.
O evento terá palestra de abertura proferida pelo coordenador das categorias de base da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Claudio Ibrahim Vaz Leal, popularmente conhecido como Branco. Marcada para o dia 2, às 19h30, terá como tema “Gestão de Futebol das Categorias de Base no Brasil: Presente e Futuro”.
Branco começou sua carreira de jogador nas categorias de base em Bagé (RS), onde nasceu. De lá foi para o Internacional e depois Fluminense, passou pela Itália e Portugal. Pela seleção canarinho, jogou em três copas, uma delas a de 1994, vencida pelo Brasil. Após sete anos na Europa, voltou ao Brasil, atuou em alguns clubes e encerrou sua carreira novamente no Fluminense. A partir daí assumiu como coordenador das divisões de base da CBF (2003-2007) e passou por vários clubes como treinador, até retornar ao mesmo cargo na Confederação, em 2018.
Convidados
Além de Branco, o evento contará com outros palestrantes
reconhecidos pelo trabalho com categorias de base no futebol, como o
professor Antonio Carlos Gomes (aposentado pela UEL); o preparador de
goleiros do Coritiba, Chris Ristow; o analista de desempenho do
Internacional, Manoel Shamah; o preparador físico do Cuiabá, Luiz
Fernando Silva, entre outros.
PSTC
O PSTC completou 28 anos em agosto colecionando conquistas de títulos
na base e no profissional, além de ter revelado craques para o futebol
brasileiro e mundial. Um exemplo é o meio-campo Fernandinho, formado no
final da década de 90. O atleta foi campeão brasileiro pelo Athletico
Paranaense (2001), três vezes campeão inglês pelo Manchester City e seis
vezes campeão ucraniano pelo Shakhtar Donetsk, no qual também venceu a Copa da UEFA.
Outro que começou no PSTC é o lateral e volante Rafinha, sete vezes campeão alemão pelo Bayern de Munique, pelo qual também conquistou a Liga dos Campeões da UEFA e Mundial de Clubes da FIFA. Foi campeão brasileiro e da Copa Libertadores da América pelo Flamengo (2019) e bronze olímpico pelo Brasil (2008). Atualmente, é capitão do elenco do São Paulo.