O clube PSTC (Paraná Soccer Technical Center) e a UEL farão, de 2 a 5 de novembro, o evento “Clínica de Futebol: Atuação Profissional em Categorias de Base”, coordenado pelos professores Leandro Altimari, do Departamento de Educação Física, e Ariobaldo Frissel, do Departamento de Ciências do Esporte, ambos do CEFE (Centro de Educação Física e Esporte). Será um encontro que reunirá grandes nomes do esporte associados ao treinamento e formação das categorias de base.
Para Altimari, o evento foca, numa visão multiprofissional, num período sensível da formação. “O entendimento é determinante para uma formação de qualidade”, diz. Segundo ele, a palestra que sintetiza a “Clínica” é aquela sobre gestão multidisciplinar. Por isso o evento terá atividades teóricas e práticas e abordará não apenas a preparação física, mas seu monitoramento, captação de atletas, responsabilidade social, relações com imprensa, marketing e redes sociais, futebol feminino, e ainda contribuições da Fisioterapia, Psicologia e Nutrição à área, entre outros temas.
O evento terá palestra de abertura proferida pelo coordenador das categorias de base da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Claudio Ibrahim Vaz Leal, popularmente conhecido como Branco. Marcada para o dia 2, às 19h30, terá como tema “Gestão de Futebol das Categorias de Base no Brasil: Presente e Futuro”.
Leia mais:
'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão
Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda
Branco começou sua carreira de jogador nas categorias de base em Bagé (RS), onde nasceu. De lá foi para o Internacional e depois Fluminense, passou pela Itália e Portugal. Pela seleção canarinho, jogou em três copas, uma delas a de 1994, vencida pelo Brasil. Após sete anos na Europa, voltou ao Brasil, atuou em alguns clubes e encerrou sua carreira novamente no Fluminense. A partir daí assumiu como coordenador das divisões de base da CBF (2003-2007) e passou por vários clubes como treinador, até retornar ao mesmo cargo na Confederação, em 2018.
Convidados
Além de Branco, o evento contará com outros palestrantes
reconhecidos pelo trabalho com categorias de base no futebol, como o
professor Antonio Carlos Gomes (aposentado pela UEL); o preparador de
goleiros do Coritiba, Chris Ristow; o analista de desempenho do
Internacional, Manoel Shamah; o preparador físico do Cuiabá, Luiz
Fernando Silva, entre outros.
PSTC
O PSTC completou 28 anos em agosto colecionando conquistas de títulos
na base e no profissional, além de ter revelado craques para o futebol
brasileiro e mundial. Um exemplo é o meio-campo Fernandinho, formado no
final da década de 90. O atleta foi campeão brasileiro pelo Athletico
Paranaense (2001), três vezes campeão inglês pelo Manchester City e seis
vezes campeão ucraniano pelo Shakhtar Donetsk, no qual também venceu a Copa da UEFA.
Outro que começou no PSTC é o lateral e volante Rafinha, sete vezes campeão alemão pelo Bayern de Munique, pelo qual também conquistou a Liga dos Campeões da UEFA e Mundial de Clubes da FIFA. Foi campeão brasileiro e da Copa Libertadores da América pelo Flamengo (2019) e bronze olímpico pelo Brasil (2008). Atualmente, é capitão do elenco do São Paulo.