A derrota de virada por 2 a 1 contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, neste domingo (7), colocou um ponto final na história do LEC no Campeonato Paranaense de 2019 e, consequentemente, marcou o final do bom trabalho do técnico Alemão no comando do alviceleste. Neste período de comando do jovem treinador, foram 16 jogos, com sete vitórias, seis empates e três derrotas. 56,25% de aproveitamento. Foram 26 gols marcados e 18 gols sofridos.
A partida também marca a despedida de Alemão do comando do Tubarão. Roberto Fonseca, que estava emprestado para o Novorizontino, retorna ao comando da equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Entre os frutos do trabalho bem feito com a equipe, houve a classificação do Alviceleste para a quarta fase da Copa do Brasil, dando possibilidades reais para passar às oitavas de final da competição. Quando questionado sobre o balanço do trabalho nestes cerca de três meses, o treinador Alemão comentou: "Eu estou muito satisfeito, muito feliz por tudo que pudemos apresentar. Uma equipe forte, digna, leal, que joga na bola e faz poucas faltas. Gosto muito de um futebol ofensivo, porém, coeso e inteligente. Conseguimos fazer isso no nosso trabalho e que o futuro seja próspero, se Deus quiser", disse o técnico, emocionado.
Em relação ao jogo, o comandante falou sobre as falhas da equipe, onde em uma infiltração com drible saiu o gol da virada do time do Coritiba. "Sofremos o primeiro gol eu não vi se realmente foi pênalti e a falhado segundo onde tivemos uma entrada com dribles e não conseguimos parar e tomamos o segundo gol", comentou.
O técnico também não poupou a arbitragem e disse que se sentiu prejudicado durante a partida. "Lamento muito a atuação do árbitro, que, no meu modo de ver, foi muito baixa. Para prejudicar, o juiz não precisa dar um pênalti, precisa só matar nossas jogadas. Também no primeiro tempo não houve paradas e ele deu três minutos de acréscimo, já no segundo que tivemos problemas ele deu apenas os mesmos três minutos. Faltou coerência", analisou o comandante.
Com a primeira derrota fora de casa, visando a série B, o treinador falou sobre as condições da equipe alviceleste. "O balanço é muito positivo. Deixamos o Londrina na quarta fase da Copa do Brasil. Tivemos excelentes jogos no Campeonato Paranaense. O objetivo era esse. Dar um padrão de jogo para o início do Campeonato Brasileiro (Série B). Foi o que eu falei para os meninos no vestiário, para que não perdessem a alegria de jogar futebol", completou.
Em tom de despedida, o treinador fez vários agradecimentos à equipe de trabalho, durante a sua gestão. "Eu só tenho que agradecer o respeito de todos estes jogadores que se empenharam durante o dia a dia e a confiança da diretoria, por me deixar no comando de uma equipe de tanta tradição quanto o LEC. Só posso agradecer pela oportunidade que Deus me deu", desabafou.
(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)