O Equador fez sua parte, nesta quarta-feira, e segue vivo na luta por uma vaga na Copa do Mundo de 2010, que será na África do Sul. Mesmo jogando em La Paz, a seleção equatoriana se impôs em campo e derrotou a Bolívia por 3 a 1, em jogo válido pela 16.ª rodada das Eliminatórias sul-americanas.
Com o resultado positivo, o Equador subiu para 23 pontos e leva toda a sua esperança de obter a classificação ao Mundial nos dois últimos jogos da fase de classificação, em outubro - Uruguai, em Quito, e Chile, em Santiago. A Bolívia, com 12 pontos, já está eliminada.
Para vencer a partida, os equatorianos resolveram "matar" os donos da casa no início de cada tempo. Aos quatro da primeira etapa, o meia Méndez entrou na área e chutou na saída do goleiro Suárez para abrir o placar. E logo no primeiro minuto após o intervalo, Valencia praticamente definiu o confronto com um gol no contra-ataque.
A vantagem de 2 a 0 fez o Equador dominar completamente a partida. Os bolivianos não acertavam uma única jogada e ainda viram o centroavante Benítez marcar o terceiro gol numa cabeçada após o cruzamento de Valencia.
No final, aos 41 minutos, a Bolívia conseguiu o seu gol de honra com Yacerote, também de cabeça, mas o que os poucos torcedores locais que foram ao estádio Hernando Siles estavam mais interessados era mesmo em gritar pela demissão do técnico Erwin Sánchez, ídolo da seleção nos anos 90.