A última vez que Londrina e Atlético se enfrentaram em um confronto eliminatório foi no Campeonato Paranaense de 1992. O Londrina venceu no Estádio do Café por 3 a 1, perdeu por 2 a 0 no Pinheirão e se classificou nos pênaltis vencendo por 4 a 3. O time de João Neves, Tadeu, Claudio José e Varlei de Carvalho abriu caminho para conquistar o último título estadual do Tubarão, garantido na jornada tripla diante do União Bandeirante.
O confronto eliminatório em novembro daquele ano foi o último do Londrina com um dos integrantes do chamado Trio-de-Ferro da capital (a dupla Atletiba mais o Paraná Clube). Em 1993 e 94, o Tubarão sagrou-se vice-campeão em quadrangulares por pontos corridos. Desde então, o time oscilou entre a mediocridade e o fracasso no Estadual.
Mas em 2003, o Londrina cansou de ser coadjuvante e passou a ter um discurso mais ambicioso. A série invicta de seis jogos e a sequência de quatro triunfos consecutivos no Estádio Vitorino Gonçalves Dias consolidaram a confiança da equipe do técnico Roberto Fernandes, que quer se transformar, enfim, em protagonista, quando começarem às semifinais no final de semana.
Para isto, nem é preciso vencer. O empate com o Atlético na partida marcada para às 20h30 de hoje, no VGD, classifica o Tubarão.