O Francisco Beltrão conquistou seu primeiro ponto no Campeonato Paranaense ao empatar com o Coritiba em 1 a 1, no Estádio Anilato, em Beltrão. O empate foi bom para o alviverde, que saltou da quinta colocação para a quarta. O Beltrão permaneceu nas últimas posições, em nono, com apenas um ponto ganho.
Se esperava muito do Coritiba no início da partida contra o Francisco Beltrão. Durante a última semana o técnico prometeu uma equipe com perfil de campeão, jogando para frente e sem medo de ser infeliz. Mas não foi isso que aconteceu. O time do técnico Joaquim Violim tomou todas as iniciativas de gols no primeiro tempo. Em 15 minutos, Jetson, Dino e Cláudio Freitas desperdiçaram chances de abrir o placar.
As investidas de Adriano, Cláudio Freitas e Dino provocavam pânico na zaga alviverde. Os coritibanos, assustados com a disposição do adversário, recuavam excessivamente. Com espaço para jogar, o Beltrão chegava até a área de Ney com perigo. Aos 30 minutos, o zagueiro Edinho Baiano vacilou e o atacante Jetson perdeu mais uma boa chance.
O goleiro Edílson assistiu a partida durante o primeiro tempo. A melhor chance do coxa ocorreu aos 35 minutos. Mas nem chegou a assustar o goleiro Edílson, o atacante alviverde Gélson chegou atrasado na bola. A falta de criatividade dos jogadores deixou Wortmann nervoso, que não cansava de pedir para que avançassem.
Para tentar acabar com a festa do Beltrão, Wortmann tirou o atacante Gélson e colocou o volante Paulo Foiani, para melhorar a proteção aos zagueiros. A modificação soltou Alexandre e Castorzinho para puxar os contra-ataques. O novo esquema tático beneficiou os coxas. Aos cinco minutos Marquinhos abriu o placar, aproveitando lançamento de Alexandre.
O gol acabou pesando para os jogadores do Beltrão. Até aos 25 minutos o Coritiba ditou o ritmo do jogo. A rotina do segundo tempo mudou após os atacantes Vilmar e Israel perderem cvhances de gol em menos de dois minutos. Aos 28, Chulapa empatou a partida, aproveitando uma bobeira da dupla de zaga coritibana.
O coxa volta a jogar na próxima quarta-feira, contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela Copa Sul-Minas. Líder do Grupo A, com sete pontos, uma vitória praticamente garante a classificação do time. No próximo domingo, pelo Estadual, o alviverde pega o Atlético, que tem 100% de aproveitamento na competição, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
Ficha técnica
Francisco Beltrão: Edílson; Serginho, Flamarion, Maikon e Antônio César; Dino, Adriano, Chulapa e Cláudio Freitas (Cotti); Jetson (Vilmar) e Luizinho (Israel). Técnico: Joaquim Violin
Coritiba: Ney; Patrício, Leonardo, Edinho Baiano e Victor; Alexandre, Daniel, Castorzinho (Camilo) e Da Silva; Marquinhos (Vinícius) e Gélson (Paulo Foiani). Técnico: Ivo Wortmann
Árbitro: Gerson Antônio Baluta
Estádio: Anilato, em Francisco Beltrão
Gols: Marquinhos, aos 5 (2º) e Chulapa, aos 28 (2º)