Futebol

Em Ribeirão Preto, Corinthians inicia contra o Botafogo o seu 'mês do mata-mata'

01 abr 2017 às 09:40

Depois de um bom tempo de tranquilidade, o técnico Fábio Carille sabe que será o centro das atenções de torcedores e cartolas do Corinthians no mês de abril. A equipe começa neste sábado uma série de confrontos mata-mata. O primeiro adversário é o Botafogo, às 18h30, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), pela rodada de ida das quarta de final do Campeonato Paulista.

Em caso de sucesso no Estadual, na Copa do Brasil (a equipe encara o Internacional na quarta fase) e na Copa Sul-Americana, serão 10 jogos em confrontos diretos. Fábio Carille já viveu momentos mais turbulentos no ano, mas está longe de se sentir seguro no cargo. O técnico sabe que uma sequência desastrosa nas três competições pode aumentar a pressão e fazer com que ele inicie o Campeonato Brasileiro já na corda bamba.


Na diretoria, ainda existe uma desconfiança sobre o trabalho do treinador, pelo fato de a equipe não conseguir apresentar grandes atuações. Contudo, os cartolas aprovam a forma como ele se relaciona com o elenco. Também é elogiado pelo fato de lançar muitos garotos no time principal. Ciente da cobrança, Fábio Carille garante que não irá priorizar nenhuma competição. Dos quatro próximos jogos, três serão por torneios diferentes.


O Corinthians enfrentará o Botafogo neste sábado e no domingo que vem. No meio de semana (na quarta-feira, dia 5), encara o Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana, em São Paulo. Por fim, no dia 12, o compromisso é contra o Internacional pela Copa do Brasil. "Vamos levar a sério todos os campeonatos. Se foca em uma competição e perde, corremos o risco de ficar fora de duas. Torcida e diretoria estão mais confiantes, mas sabemos que temos de matar um leão por dia", disse o treinador.


Para a partida deste sábado, a única dúvida de Fábio Carille é o meia Rodriguinho, que sentiu dores no joelho no treinamento desta sexta-feira e será reavaliado antes da partida. Se for vetado, Camacho começa o jogo em Ribeirão Preto.


BOTAFOGO - O Botafogo apresenta a sua defesa como trunfo para superar o Corinthians. Com apenas 10 gols sofridos em 12 jogos, com média inferior a um gol, o setor defensivo botafoguense só perde para o próprio adversário deste sábado, com nove gols, e do Palmeiras, com oito. O técnico Moacir Júnior acha que a força defensiva pode dar tranquilidade para a equipe atacar. "Todo time precisa primeiro defender bem para depois atacar. Confiamos no nosso sistema de marcação", explicou.


O sistema defensivo vai ganhar um reforço de peso. Filipe volta a fazer dupla com Gualberto, após cumprir suspensão automática. Existe uma possibilidade remota, porém, de Mateus Mancini - filho do técnico Vagner Mancini, da Chapecoense - seguir entre os 11 titulares.

Esta será a única mudança do time. Moacir Júnior seguiu com sua filosofia de trabalho, montando o time no esquema 4-4-2 com Marcão Silva, Bileu, Diego Pituca e Rafael Bastos formando o meio de campo, enquanto que Marcão e Francis foram os escolhidos para compor o setor ofensivo. "Fizemos bons jogos contra Palmeiras e São Paulo na primeira fase e acredito que não será diferente contra o Corinthians. É um time de camisa, com toda a tradição, mas não será fácil derrotar o Botafogo dentro do Santa Cruz", disse o volante Diego Pituca.


Continue lendo