Na primeira decisão do novo presidente Claudio Tapia, a Associação de Futebol Argentino (AFA) oficializou nesta sexta-feira o recurso contra a suspensão de quatro jogos a Lionel Messi nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O astro argentino foi punido pela Fifa por ter supostamente ofendido o assistente brasileiro Emerson Carvalho no jogo contra o Chile, na semana passada.
"Já colocamos mãos à obra e oficializamos uma nota de apelação para começar a resolver este assunto", disse Tapia, eleito na quarta-feira, por aclamação. "Estamos otimistas", afirmou. O dirigente revelou que a entidade contratou advogados da Argentina e da Espanha para prepararem os argumentos do recurso, que deve ser apresentado em até sete dias para a Fifa.
Messi foi suspenso na terça-feira, a poucas horas da partida contra a Bolívia. O argentino ficou de fora do jogo e a seleção argentina foi derrotada por 2 a 0. O resultado complicou a situação do time nas Eliminatórias. A Argentina ocupa agora a quinta colocação da tabela, posição que exige a disputa da repescagem para a busca da vaga na Copa - somente os quatro primeiros obtêm a classificação direta no Mundial da Rússia.
O atacante do Barcelona perderá mais três jogos da seleção nestas Eliminatórias. Se o recurso não tiver sucesso junto à Fifa, Messi só voltará ao time para a rodada final, contra o Equador.