Douglas não é dos jogadores mais queridos pela torcida, mas sem dúvida tem a confiança de Ney Franco. Depois de terminar 2012 como reserva no São Paulo, o lateral é figurinha carimbada no time neste começo de ano. Foi atacante em alguns jogos e agora voltou a jogar mais recuado por conta da lesão de Paulo Miranda.
O treinador conta com ele nas duas posição. À frente, para tentar repetir o que fazia Lucas, carregando a bola pela direita, mas também ajudando na marcação, o que os atacantes, como é o caso de Aloísio, de ofício não fazem tão bem. Na lateral, é a primeira opção de Ney Franco, apesar de não manter o nível de Paulo Mirando com relação à marcação.
Ele diz que pode fazer as duas funções, mas que prefere atuar na posição de origem. "Quero estar jogando. Minha função é lateral, é onde tenho meu espaço. Agradeço ao Ney pelo carinho, pela confiança. Quero buscar meu espaço na lateral, mas estou à disposição para atuar em outras posições", disse Douglas, que, quando jogador da seleção sub-20, atuava como lateral-esquerdo.
O ala reconhece que, como atacante, ainda tem encontrado problemas. "Lá na frente tem um pouco de dificuldade de chegada, tenho pecado nas conclusões, tenho flutuado bem. Venho buscando o jogo, tentando. É acertar o ultimo passe, a definição no gol". apontou.