O treinador da seleção brasileira, Dorival Júnior, convocou nesta sexta-feira (27) os 23 jogadores para os próximos compromissos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, contra o Chile fora de casa, no dia 10, e o Peru no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Destaque do Botafogo no Campeonato Brasileiro, o atacante Igor Jesus foi a principal novidade na lista de relacionados. Também foram chamados os laterais Vanderson, do Mônaco, e Abner, do Lyon.
Já o atacante Raphinha, do Barcelona, que não esteve presente na última convocação por ter de cumprir um jogo de suspensão, voltou a aparecer entre os relacionados.
Os jogadores se apresentam no dia 7 em São Paulo e farão a preparação no CT Joaquim Grava, do Corinthians, antes de embarcar para a capital chilena, no dia 9.
A seleção pentacampeã ocupa atualmente a 5ª colocação na tabela das Eliminatórias, com 10 pontos em oito partidas. Atual campeã mundial, a Argentina lidera, com 18 pontos, seguida pela Colômbia, com 16, e pelo Uruguai, com 15.
"Todos pediram por uma reformulação, que passa naturalmente pelo encontro de um equilíbrio entre a jovialidade de alguns que aqui estão chegando, como também com a vasta experiência de outros que ainda fazem parte de um grupo por merecimentos", afirmou Dorival em conversa com jornalistas após anunciar a lista de convocados na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro.
A média de idade da convocação desta sexta-feira é de 25,5 anos, com Endrick, 18, e Savinho, 20, como os mais novos do grupo, e o lateral Danilo, 33, e os goleiros Alison e Ederson, 31, como os mais velhos. Na Copa de 2022 no Qatar, a média de idade da seleção brasileira era de 27,9 anos. O mais velho do grupo era Daniel Alves, com 39 anos na época, e Gabriel Martinelli o mais novo, então com 21 anos.
Sobre Igor Jesus, o técnico da seleção disse que o jogador chamou sua atenção quando surgiu no Coritiba, e que precisou "ampliar as possibilidades" após as lesões sofridas por Pedro e Richarlison.
Na última rodada do classificatório para o mundial que será disputados daqui a dois anos nos Estados Unidos, Canadá e México, o Brasil venceu o Equador por 1 a 0 no Couto Pereira, e perdeu pelo mesmo placar para o Paraguai no Defensores del Chaco.
O treinador reconheceu que não está satisfeito com os resultados recentes e com o desempenho da equipe em campo. A equipe não encontrou ainda um equilíbrio no meio para criar as jogadas necessárias e servir os atacantes à frente, disse o técnico.
"Sei que não é satisfatório, nós também não estamos satisfeitos e contentes com isso. Mesmo entendendo que nós tivemos apenas dez jogos até então, com um espaço considerável entre uma convocação e outra, ainda assim, nos incomoda muito e nós estamos também preocupados e que encontremos rapidamente um caminho que nos dê uma solução e que busquemos as melhores alternativas para que voltemos a ter uma equipe confiável. É tudo que queremos", declarou Dorival.
CONFIRA ABAIXO A LISTA DE CONVOCADOS DO TÉCNICO DORIVAL JÚNIOR PARA OS CONFRONTOS CONTRA CHILE E PERU
Goleiros
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Bento (Al-Nassr)
Laterais
Danilo (Juventus)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Vanderson (Monaco)
Abner (Lyon)
Zagueiros
Bremer (Juventus)
Éder Militão (Real Madrid)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Meio-campistas
Bruno Guimarães (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
Gerson (Flamengo)
André (Wolverhampton)
Rodrygo (Real Madrid)
Atacantes
Luiz Henrique (Botafogo)
Igor Jesus (Botafoto)
Endrick (Real Madrid)
Savinho (Manchester City)
Vinicius Junior (Real Madrid)
Raphinha (Barcelona)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Atualizada às 16h12.