Após o Botafogo e a prefeitura do Rio de Janeiro assinarem no fim de março um contrato de cessão de um terreno em Vargem Grande, Zona Oeste, para a construção do CT do futebol profissional, o Diário Oficial do Município publicou no dia 2 de abril os detalhes do acordo, que vale por 50 anos. Com possibilidade de prorrogação por mais 50.
O CT será erguido na Avenida Canal do Portelo, tem mais de 58 mil metros quadrados e deve ficar pronta até a Copa do Mundo de 2014. O terreno foi comprado e cedido pela própria prefeitura. Para a contrução e o desenvolvimento do centro de treinamento, ainda sem data para ser lançado oficialmente, o clube contará com o apoio da Brahma.
O acordo feito com o Botafogo também vale para o Vasco, nos mesmos moldes e até na localização. A diferença é que o CT do Alvinegro fica no Lote 1 e o do Cruz-Maltino no Lote 2.
No fim do mês passado, durante a assinatura do acordo, o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, emitiu uma nota oficial sobre a negociação:
"O Botafogo agradece à Prefeitura por compreender a importância deste projeto para o futebol do Rio de Janeiro, à Ambev por estender sua parceria com o clube e à Pepira, particularmente ao Dr. Célio Pinto de Almeida, por toda a atuação neste processo", afirma o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção.