Futebol

Desgastado, Emerson Leão deixa o Palmeiras

24 abr 2006 às 09:51

A humilhante derrota por 6 a 1 para o Figueirense foi a gota d´água para Emerson Leão, que deixará oficialmente o Palmeiras nesta segunda-feira (24). O time está na lanterna do Campeonato Brasileiro e na quarta-feira (26) tem o difícil confronto com o São Paulo em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América.

Para o duelo contra o time tricolor, o Palmeiras será comandado interinamente por Marcelo Vilar, atual técnico do Palmeiras na Série A-2 do Campeonato Paulista. O ex-técnico do Corinthians, Tite, é o mais cotado para assumir a vaga deixada por Leão.


Desde julho no Palmeiras, o técnico entrou em atrito com a diretoria após fazer várias reclamações da estrutura do clube, além de ter feito uma campanha irregular no Campeonato Paulista e na competição sul-americana.


Emerson Leão iniciou sua carreira de treinador no Sport Recife em 1987. A primeira conquista como técnico veio em 1992, quando ganhou a Copa Kanagawa pelo Verdy Kawasaki. Em 1996, na sua segunda passagem pelo clube japonês, conquistou a Copa do Imperador.


De volta ao Brasil, foi campeão da Copa Conmebol com o Atlético-MG em 1997, e no ano seguinte ganhou o mesmo torneio dirigindo o Santos. Em 2000, retornou ao Sport Recife, faturando o Campeonato Pernambucano.


Leão chegou à seleção brasileira em 2001. Porém, teve curta passagem na CBF e foi demitido pelo presidente Ricardo Teixeira após obter apenas um quarto lugar na Copa das Confederações daquele mesmo ano.


A volta por cima do treinador aconteceu em 2002. Comandando uma equipe formada basicamente por garotos, levou o Santos ao inédito título do Campeonato Brasileiro. Já em 2004, assumiu o São Paulo em meio ao Nacional, garantiu a vitória do Tricolor na Copa Libertadores e no Campeonato Paulista.

Fonte: Terra e Rádio Difusora AM/Poços de Caldas


Continue lendo