Com duas mudanças na defesa e ainda sem o técnico Muricy Ramalho, o Santos precisa vencer o União Barbarense, neste sábado, às 18h30, no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara d'Oeste, pela 18.ª e penúltima rodada, para não correr o risco de sair do grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Paulista. O treinador ainda não está recuperado de uma crise de diverticulite e, por isso, repousará no fim de semana.
O trabalho do técnico voltou a ser questionado. Um grupo de torcedores criou um blog contra ele com o slogan "este time não me representa", criticando a falta de padrão e de ofensividade do time. Os protestos aumentaram em razão de o Santos ter vencido apenas uma vez nos últimos cinco jogos.
A pergunta mais frequente dentro e fora do clube é se o Santos caiu de produção em razão da má fase de Neymar ou se Neymar está jogando mal em razão do baixo rendimento da maioria dos companheiros de time. O zagueiro Neto, que vai substituir o suspenso Durval, acredita que o momento ruim é passageiro. Ele lembrou que Santos começou bem o Paulistão e até ganhou com autoridade do São Paulo, atual líder da competição.
Para Neto, alguns resultados não refletiram o futebol da equipe. "Contra o São Caetano fomos bem. O adversário fez o gol muito rapidamente, mas tivemos 18 finalizações. O nosso futebol não é o que a gente gostaria, mas já apresentamos padrão de jogo bem melhor dos que esse e temos condições de reagir a qualquer momento".
O Santos também não vai contar neste sábado com o lateral-esquerdo Léo, que será poupado. Guilherme Santos terá mais uma chance de mostrar seu potencial. Arouca participou do treino desta sexta-feira, mas ainda precisa melhorar o condicionamento físico. A previsão é que o volante ficará à disposição de Muricy Ramalho no jogo de volta contra o Flamengo-PI, na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil.
O atacante argentino Miralles, por sua vez, está recuperado do edema na coxa direita, mas por enquanto está liberado apenas para correr em volta dos campos do CT. O volante Marcos Assunção deveria ficar na reserva na partida deste sábado, mas foi vetado em razão de uma amidalite.