Os deputados aprovaram na sessão plenária de terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, um projeto que propõe a proibição da comercialização, a distribuição gratuita e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios do Paraná em jogos oficiais. A proposta, que provocou um grande debate em Plenário, é de autoria do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), que afirma que o objetivo é criar um ambiente mais saudável e seguro para as famílias.
O texto original da proposta, de nº 113/2012, pretendia estender a interdição a ginásios, arenas e praças desportivas em geral, bem como proibir a comercialização de bebidas durante os jogos da Copa do Mundo. Emenda apresentada pelo deputado Fernando Scanavaca (PDT), ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), excluiu da proibição os jogos da Copa, e uma subemenda apresentada pelo deputado Nereu Moura (PMDB) limitou as restrições aos estádios de futebol. A proposta recebeu ainda uma subemenda de autoria do próprio Paranhos, que pretendia estender essa proibição a eventos desportivos de cunho profissional. No entanto, Paranhos já antecipou que pretende retirar essa subemenda.
Segundo Paranhos, o projeto prevê que a constatação do estado de embriaguez dos torcedores será feita pela autoridade policial, que impedirá acesso do torcedor ao local dos jogos sempre que forem verificados, por bafômetro, níveis de álcool superiores a 0,50g/l de sangue. Para o deputado "bebida alcoólica não combina com esporte. Pelo contrário, o esporte talvez seja a alternativa mais importante para afastarmos nossos jovens do álcool e das drogas. Mas precisamos sair do discurso e partir para a prática, pois já está mais do que provado que a mistura de bebida alcoólica com paixão esportiva tem provocado confrontos com feridos e mortos dentro e fora dos estádios", acrescenta.
O projeto, que foi aprovado em primeira discussão com 21 votos favoráveis, 19 contrários e registrou duas abstenções, retorna à pauta nesta quarta-feira (13), quando será submetido à nova votação.