Futebol

Depois de estrelar temporada, Neymar volta aos gramados já com novos desafios

05 ago 2015 às 15:58

É possível dizer que a última temporada da "prata da casa" Xavi foi a temporada dos sonhos para uma despedida. Graças ao talento do "trio MSN" (Messi/Suarez/Neymar), o espanhol pode se despedir do Barcelona rumo ao mundo árabe com uma coroa. Ou melhor, uma tríplice coroa (Liga/Copa Nacional e UEFA Champions League) um feito conquistado apenas nove vezes na história do futebol europeu.

Junho e julho, com efeito, são dois meses de "ressaca" e de comemoração para os vencedores europeus e não poderia ser diferente com os atletas do Barcelona. Muitos dos jogadores aproveitam a época para descansar e participar de alguns eventos publicitários, caso não estejam envolvidos em competições com suas seleções nacionais. É o caso de Neymar, que após a Copa América esteve envolvido em várias ações publicitárias envolvendo outro esporte que lhe apaixona, o Poker. O ponta esquerda brasileiro esteve em projetos interessantes. Um deles foi um jogo de poker beneficente com o objetivo de arrecadar verbas para as famílias assistidas pelo Instituto Projeto Neymar Jr. Podemos dizer que foi um sucesso, dado que o jogo arrecadou cerca de 100 mil dólares para aqueles projetos sociais. Além disso, Neymar protagonizou no início deste mês um comercial com o ex-jogador Ronaldo (você pode ver o filme na íntegra pela página do Facebook de Neymar).


Passadas as férias, Neymar e o Barcelona agora tem muito trabalho pela frente. A caminhada para defender o título europeu (e os demais) começa já agora, no início do mês – não a toa Messi e Mascherano voltaram aos treinamentos antes dos demais. No dia 11 de agosto o esquadrão catalão enfrenta, na Geórgia, o Sevilla (que fora campeão da UEFA Europa League). E nos dias 14 e 17 de agosto a equipe terá jogos de ida e volta contra o Atlético de Bilbao (que foi vice-campeão da Copa del Rey e acaba "representando" a competição em virtude disso, para que haja partida).


As duas competições são provas interessantes para Neymar, Messi e companhia, visto que são duelos contra equipes espanholas que o Barcelona enfrentará ainda outras vezes durante a temporada regular de La Liga. De toda forma, acaba sendo um desgaste – é o ônus da tríplice coroa na temporada seguinte. Não é surpresa, com efeito, que a tríplice coroa nunca aconteceu em dois anos seguidos pelo mesmo time: os jogos extra de "Supercopa" podem ser um desgaste físico a mais que pode prejudicar as partidas iniciais de La Liga, essenciais para acumular "gordura" (que acaba sendo útil quando ocorrem os jogos decisivos da Champions League na segunda parte da temporada, jogos estes os quais exigem que alguns titulares sejam poupados no Campeonato Espanhol).

Todavia, vale lembrar, o elenco do Barcelona tem uma profundidade de talento invejável. Pedro, por exemplo, seria titular em muitas equipes que disputam a Champions League na próxima temporada. O mesmo pode ser dito de outros reservas do time, como Rafinha. Com efeito, o Barcelona tem uma das melhores chances em anos de repetir o feito – talvez até mais do que após a temporada 2008, quando contava com elenco igualmente forte. O trio de ferro entre Neymar, Messi e Suarez é indiscutivelmente o melhor ataque da Europa – e quer provar mais uma vez isso a todos seus adversários, seja o Real Madrid na Espanha ou a qualquer outro adversário no cenário europeu.


Continue lendo