Joseph Blatter já tem pelo menos um apoio significativo para as eleições na Fifa, em 2015: o voto da CBF. Quem garante isso é o presidente eleito da entidade, Marco Polo Del Nero. Blatter já oficializou sua candidatura e, além da CBF, pode contar com um "apoio significativo" do restante da Conmebol.
"Vamos dar nosso apoio a Blatter", declarou Del Nero. "Ele tem também a maioria do apoio da Conmebol", disse. Questionado sobre o que o suíço havia sinalizado de projetos para o futebol da América do Sul, Del Nero rejeitou qualquer "troca". "Essas coisas não funcionam assim. Votamos em alguém que tenha bons projetos para o bem do futebol."
Conforme o Estado de S. Paulo revelou, Blatter já é oficialmente candidato à presidência da Fifa há duas semanas e todo o suspense sobre suas intenções não passam de uma estratégia de campanha. Em uma carta, datada de 8 de setembro, ele indica à entidade que entrará na corrida para as eleições de 2015. O pleito ocorre em maio e, se vencer, Blatter iniciará com 79 anos o seu quinto mandato.
Ao contrário do que a carta diz, porém, Blatter insiste publicamente que apenas tem a intenção de se apresentar à eleição e que, entre esta quinta e sexta, durante a reunião do Comitê Executivo da Fifa, ele pediria o apoio oficial dos cartolas para concorrer.
Joseph Blatter se beneficiou da desistência do francês Michel Platini de fazer parte da corrida eleitoral, mas ele não estará sozinho na eleição. Por enquanto, seu único concorrente é o também francês Jerome Champagne, ex-funcionário da Fifa e diplomata.
Champagne, que vem ganhando espaço com diversas entidades nacionais, desafiou Blatter a manter uma corrida eleitoral aberta. O francês sugere que haja um debate público e transmitido pelas televisões entre ele e o cartola suíço.