O Brasil venceu a Costa Rica por 5 a 2 nesta quinta-feira e se classificou em primeiro lugar no grupo C da Copa, com nove pontos. A Turquia ganhou a segunda vaga da Costa Rica pelo saldo de gols.
Em um jogo aberto, com várias oportunidades de gol, a Seleção Brasileira conquistou sua terceira vitória em três partidas, apresentando falhas na defesa e um bom aproveitamento no ataque. Os gols brasileiros foram marcados por Ronaldo, Marín (contra), Edmílson, Rivaldo e Júnior.
Enquanto o ataque brasileiro jogou bem, principalmente pelo lado esquerdo, a defesa marcou mal, foi envolvida pela Costa Rica e poderia tomar mais gols do que os dois sofridos.
Com três reservas em campo (Edílson, Edmílson e Júnior), o Brasil começou o jogo de forma fulminante e, aos 12 minutos do primeiro tempo, já vencia por 2 a 0. Mas aos 13 minutos, a defesa brasileira começou a mostrar a desorganização e as falhas individuais que a caracterizaria na partida.
A Costa Rica, que precisava do empate para garantir a vaga, foi desclassificada com a vitória de 3 a 0 da Turquia sobre a China. Os turcos fizeram dois gols nos dez primeiros minutos de jogo e marcaram o terceiro no final.
O Brasil vai jogar contra o segundo colocado do grupo H (Japão, Bélgica, Rússia ou Tunísia) pelas oitavas-de-final, na segunda-feira. No dia seguinte, a Turquia enfrenta o campeão do mesmo grupo.
» Leia a matéria completa no site da BBC Brasil.
» Confira o especial sobre a Copa do Mundo 2002.