Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
"Titês"

De 'treinabilidade' a 'externos': o dicionário de Tite, novo técnico do Flamengo

Alexandre Araújo e Igor Siqueira - UOL/Folhapress
10 out 2023 às 09:24

Compartilhar notícia

- Lucas Figueiredo/CBF
Publicidade
Publicidade

Tite é o novo técnico do Flamengo e a torcida rubro-negra vai se acostumar a ouvir alguns termos incomuns, mas que fazem parte do vocabulário do treinador e se notabilizaram, principalmente, na passagem pela seleção brasileira.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Nas entrevistas, Tite costuma utilizar algumas expressões mais rebuscadas, como "externos desequilibrantes" e "treinabilidade", o que ficou popularmente conhecido como "titês".

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Antes presa fácil, rival gerou pipoca em Neymar com ajuda de 'brasileiros'

Imagem de destaque
Eliminatórias

Seleção terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em jogo contra Venezuela

Imagem de destaque
Campeonato Brasileiro

Corinthians nas cabeças e Z4 diferente agitam tabela das últimas 10 rodadas

Imagem de destaque
Em baixa

Felipe Anderson terá chance rara no Palmeiras após vaias e bronca de Abel


O UOL reuniu alguns elementos da linguagem do treinador para explicar o que significam.

Publicidade


Externos desequilibrantes. Tite usa a expressão para se referir aos jogadores que atuam no ataque, como pontas, e são dribladores, que podem fazer jogadas individuais, que desequilibram a marcação adversária, criando chances de gol.


Treinabilidade. De acordo com o técnico, "treinabilidade" é a capacidade que os jogadores têm de evoluírem durante as atividades. Treinando se evolui em quesitos como posicionamento e finalização, por exemplo.

Publicidade


Jogador terminal. É utilizado quando Tite se refere ao centroavante, ou seja, um jogador mais finalizador, onde as jogadas terminam. Nos tempos de seleção, a utilizou ao falar de Pedro, que será comandado por ele no Fla.


Jogo apoiado. É a implementação de conceitos como a posse de bola, a aproximação de jogadores e a troca de passes para avançar ao ataque, com o jogador que tem a bola com opções para acionar companheiros.

Publicidade


Último terço. Essa expressão já é mais difundida no meio do futebol. Para muitos técnicos, o campo é dividido em três partes, sendo o "último terço" o que corresponde ao ataque, após passar pela defesa e meio de campo.


Performar. É o entendimento de que a boa execução de uma atividade vai ter o resultado esperado.

Publicidade


Ritmista. É o jogador que dá o ritmo ao time, que arma as jogadas. Em entrevista em 2021, pela seleção, Tite citou Everton Ribeiro e Gerson, com quem vai trabalhar no Flamengo, como jogadores que poderiam se encaixar nestas características.


"Titês" já foi problema e virou propaganda

Publicidade


As críticas pela forma com que Tite se expressa já causaram incômodo. Em 2008, quando dirigia o Internacional, o "titês" foi tratado como piada por um grupo de torcedores, que o viam como prolixo. Um site com um "gerador de respostas de Tite" chegou a ser criado à época.

Publicidade


Na chegada ao Corinthians, em 2010, houve um trabalho de 'media training' para que houvesse um aprimoramento nas entrevistas, e fez com que ele passasse a ter maior aceitação por parte de jornalistas e público.


Depois, o próprio Tite passou a tratar o assunto com mais leveza. "Que merda", riu depois de pronunciar o 'treinabilidade' em coletiva em 2011, pelo Timão. "Mais uma para vocês botarem no 'titês', 'Titebilidade', essas coisas todas", brincou, após confusão sobre o uso da palavra "complacência", em 2021, já na seleção.


Em 2018, às vésperas da Copa do Mundo da Rússia, protagonizou algumas propagandas. A peça do Itaú utilizava os termos do linguajar do técnico, como a tradicional comparação entre "resultado e desempenho".


Imagem
Flamengo acerta a contratação de Tite após fracasso com Sampaoli
O Flamengo acertou, hoje, a contratação do técnico Tite. O acordo aconteceu após a demissão de Jorge Sampaoli. Ele é o terceiro treinador do clube em 2023.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade