A ginasta carioca Daniele Hypólito está desde esta segunda-feira treinando no Centro de Excelência de Ginástica, na Universidade do Esporte, em Curitiba. Ela integra a seleção brasileira feminina de ginástica que permanecerá na capital paranaense até o Pan-Americano, em julho e, posteriormente, seguirá para o Campeonato Mundial, nos Estados Unidos, que classificará para as Olimpíadas de Atenas.
A vinda de Daniele para Curitiba foi cheia de controvérsias pois o Flamengo, clube onde ela treina, queria manter a atleta no Rio, alegando imposições de patrocinadores. Ela foi convocada para treinar junto com a seleção e a Confederação Brasileira de Ginástica, presidida pela paranaense Vicélia Florenzano, exigiu que todas as atletas treinassem juntas.
Daniele Hypólito foi eleita a melhor atleta brasileira no ano passado, pelo segundo ano consecutivo. Finalmente ela aceitou a vinda a Curitiba e permanece aqui treinando sob a supervisão do técnico ucraniano Oleg Ostapenko. Junto com ela estão as paranaenses Camila Comin, Caroline Molinari, Ana Paula Rodrigues e Merly de Jesus; também do Flamengo-RJ veio Heine Araújo; de Porto Alegre veio Daiane dos Santos; de São Caetano vieram Laís Souza, Naiana Borghi e Thaís Silva; por fim, Mariana Oliveira, que chegou de Guarulhos.
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Vicélia Florenzano, tem como meta a classificação do Brasil entre as 12 melhores equipes no pré-olímpico, que será realizado junto com o Campeonato Mundial, nos Estados Unidos, em agosto. Se isso se confirmar, poderá levar seis atletas para as Olimpíadas da Grécia, em 2004. Classificando-se entre o 13º e o 18º lugar, poderá levar apenas três atletas. Acima disso, só a classificação individual. No Mundial passado o Brasil classificou-se em 11ª lugar.
As meninas treinarão em dois períodos, das 8h às 12 e das 16h às 19h, no Centro de Excelência, mas elas também devem fazer avaliações físicas no Centro de Treinamentos do Caju, do Atlético Paranaense. A seleção masculina de Ginástica fará a mesma preparação, mas em Brasília.