O técnico Cuca não resistiu a mais um tropeço do Cruzeiro no Brasileirão e foi demitido neste domingo, um dia depois do empate por 1 a 1 com o América-MG. A diretoria do clube mineiro anunciou a contratação de Joel Santana, que assinará contrato até 31 de dezembro e será apresentado nesta segunda-feira.
Cuca estava com o emprego em risco desde a semana passada, após empatar com os reservas do Santos. A diretoria chegou a vir a público para confirmar a permanência do técnico no início da semana. Mas Cuca não aguentou a pressão e pediu demissão na manhã deste domingo.
O treinador deixa o Cruzeiro com uma fraca campanha neste começo de campeonato. Ainda sem vencer, o time acumula três empates e duas derrotas, com apenas três dos 15 pontos disputados até agora. Dentro da zona de rebaixamento, a equipe mineira ocupa a 18.ª colocação e poderá terminar a rodada na última posição.
Cuca havia assumido o time do Cruzeiro no início de junho de 2010, no lugar de Adilson Batista. O técnico conseguiu recuperar a equipe na tabela daquele Brasileiro e chegou a entrar na briga pelo título. Acabou a competição na segunda colocação, com vaga garantida na Copa Libertadores. No torneio internacional, fez a melhor campanha na fase de grupos, mas decepcionou nas oitavas de final e foi eliminado de forma precoce pelo Once Caldas.
Além do vice-campeonato nacional, Cuca faturou o Campeonato Mineiro deste ano. Ao todo, o treinador acumulou 37 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, em 60 jogos disputados. Neste período, o Cruzeiro marcou 119 gols e sofreu 52.