Mesmo com dois jogadores a menos em campo, o Grêmio marcou um gol nos acréscimos e arrancou um empate com o Cruzeiro, por 1 a 1, na noite deste sábado, diante de 51 mil torcedores no Mineirão, em Belo Horizonte. O resultado frustrou os cruzeirenses, que não conseguiram entrar no G-4, o grupo dos quatro melhores do Brasileirão.
Se conseguisse confirmar a vitória, o Cruzeiro subiria para a terceira colocação do campeonato. Mas, com o empate, ficou com 55 pontos, ainda em quinto lugar. Ou seja, o torcedor cruzeirense que encheu o Mineirão ficou bastante frustrado com o que aconteceu. Já o Grêmio passou a ter 49 pontos, na oitava posição.
Em um primeiro tempo movimentado, as duas equipes criaram boas chances, mas não o suficiente para alterar o placar de 0 a 0. O Cruzeiro teve mais domínio ofensivo e chegou a marcar aos 15 minutos, mas o atacante Wellington Paulista estava em posição irregular e o gol foi anulado pelo árbitro.
Após um começo mais retraído, o Grêmio aos poucos foi levando perigo ao gol de Fábio. O goleiro cruzeirense, que foi homenageado antes da partida com uma placa comemorativa pelos 300 jogos pelo clube, foi obrigado a fazer duas importantes defesas, em chutes de Fábio Rochemback e Douglas Costa, respectivamente aos 23 e 24 minutos.
Os dois times voltaram do intervalo abusando dos erros. E o Cruzeiro não conseguia empolgar seus torcedores. Atendendo aos apelos da torcida, o técnico Adilson Batista mandou a campo os atacantes Guerrón e Soares, nos lugares do lateral-direito Jonathan e do atacante Thiago Ribeiro.
Logo no primeiro lance, Guerrón lançou Soares, que foi derrubado na área pelo goleiro gremista Victor. O árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou pênalti, que o meia Gilberto cobrou no canto direito: 1 a 0 para a equipe mineira, aos 20 minutos.
Mas, quando a vitória parecia certa e os mais de 51 mil torcedores no Mineirão já comemoravam, o Grêmio, mesmo com dois jogadores a menos - o volante Túlio e o lateral-esquerdo Fábio Santos foram expulsos -, conseguiu empatar aos 46 minutos. A zaga do Cruzeiro falhou e o atacante argentino Herrera marcou para o time gaúcho.
"Com dois jogadores a mais isso não poderia ter acontecido", lamentou Thiago Ribeiro. O goleiro Fábio deixou o campo reclamando dos gols perdidos pelos companheiros, enquanto o atacante Wellington Paulista atribuiu o resultado a um "vacilo". "A gente tem agora é que pedir desculpa para a torcida", afirmou o jogador do Cruzeiro.