Futebol

CPI das torcidas organizadas mais perto de sair do papel

03 abr 2013 às 18:33

Desde 2005 tramitando na Câmara Federal, a CPI para investigar a violência das torcidas organizadas pode, enfim, sair do papel. Na tarde desta quarta-feira a Comisssão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o parecer para a instalação da CPI. O pedido agora vai a votação em plenário.

O objetivo da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito é apurar a atuação das torcidas organizadas em todo o país, principalmente a violência e mortes causadas pelos grupos. Também será investigado o financimento e a relação com tráfico de drogas e armas.


Recentemente, uma briga entre facções no Recife (PE) deixou um jovem de 19 anos de idade ferido gravemente após ser baleado na nuca. Na Bolívia, causou comoção a morte do menino Kevin, atingido pelo disparo de um sinalizador vindo da torcida do Corinthians, durante o jogo contra o San José, válido pela fase de grupos da Copa Libertadores. Hoje, 12 corintianos estão detidos na Bolívia, sob investigação de participação no crime.

Ainda fora do Brasil, o time do Palmeiras foi vítima da agressividade de integrantes da torcida organizada no aeroporto de Buenos Aires (ARG), no retorno a São Paulo após uma derrota contra o Tigre, pela Copa Libertadores.


Continue lendo