O Coritiba vai tentar nesta quarta-feira, às 21h40, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, chegar pela primeira vez à uma final da Copa do BRasil. Mas para isso tem uma missão bem difícil: vencer o Grêmio-RS por uma diferença de dois gols ou mais.
A dificuldade aumenta, principalmente devido aos desfalques: Marquinhos está suspenso; Reginaldo Nascimento e Fabinho estão no Departamento Médico (DM) e Evair é a dúvida.
O tricolor gaúcho tem a vantagem do empate e pode perder até mesmo por um a zero para se classificar. Já o alviverde precisa de uma vitória com no mínimo dois gols de diferença. A repetição do 3 a 1, mas para o Coritiba, leva a decisão às penalidades. Se o Grêmio marcar mais de dois gols o coxa vai precisar vencer por uma diferença de três gols.
O técnico Ivo Wortmann aguarda a recuperação do atacante Evair para definir o time. Caso o artilheiro seja reprovado nos testes de campo, Da Silva pode ser o eleito, já que Marquinhos cumpre suspensão automática por cartão amarelo e Enílton pode ser puxado para atuar como ala esquerda no lugar de Anderson.
A outra vaga no ataque alviverde é de Leandro, que foi muito pouco utilizado desde que chegou. O atacante Silva, que veio do futebol goiano, está de olho na vaga, mas tudo indica que Wortmann já fez sua definição, apesar de negar. O clima de mistério engrossa no meio, já que Ataliba cumpre suspensão por cartão vermelho.
O volante Reginaldo Nascimento está fora. No sábado passado ele foi submetido a uma artroscopia e só deve retornar aos treinamentos em quinze dias. Alexandre, que não teve uma boa atuação na primeira partida é o favorito para ficar com a vaga. Daniel e Williams são outras opções distantes de Wortmann.
A única boa novidade para o alviverde é a volta do zagueiro Edinho Baiano, recuperado de um estiramento na coxa esquerda. Edinho vai compor a zaga com Allan e Paulo Roberto. Já Danilo retorna ao banco de reservas com a recuperação do titular. "Estava ansioso para retornar aos gramados. Espero ajudar o Coritiba a chegar pela primeira vez às finais da Copa do Brasil", disse Edinho.
"Falamos em desafio hoje à noite contra o Grêmio. Esse objetivo pode ser alcançado com o nosso 12º jogador, a torcida. Vivemos dois extremos e necessitamos de apoio: precisamos marcar dois gols e não levar nenhum. Os jogadores sabem da difícil missão de entrar em campo pensando primeiro em marcar um gol e depois outro", explica Wortmann, confiante na classificação.